… tráfego em uma rede local? Pois apesar das unidades de processamento que equipam estes mini-computadores serem fraca demais para o uso em estações de trabalho, elas ainda possuem poder computacional suficiente para executar as tarefas designadas aos dispositivos dedicados. Por isto, eles acabam sendo bastante utilizados em projetos que utilizam os seus recursos computacionais, para executar instruções leves e específicas: em redes de computadores, são perfeitos para assumirem a função de roteadores, firewalls, servidores…
“The Raspberry Pi is a rock star in the tech world, loved by both hobbyists and professionals for its exceptional versatility and easy-to-use interface. This tiny computer can do so much more than just basic tasks. You can set up a home media center, build robots, or even create your own software. Its adaptability makes it a superb choice for any project you have in mind. It’s also affordable and small, so you can build anything you want without breaking the bank or spending too much time on setup.”
— by XDA Developers.
Jeff Butts (editor do portal XDA Developers), propôs usar o Raspberry Pi 5 como dispositivos dedicados, para realizar a filtragem de pacotes em uma rede de computadores, seja ela doméstica ou uma infraestrutura designada para atender as necessidades de uma grande empresa! Dada a sua flexibilidade e capacidade de customização, eles se tornariam excelentes firewalls ou sistemas de detecção de intrusos, para proteger a rede e manter segurança e integridade dos dados, além de garantir que tudo funcione sem maiores problemas. Será? Confesso que sou um pouco incrédulo quanto a isto, especialmente em infraestruturas de médio e grande porte (já vi equipamentos dedicados não aguentarem o tranco durante ataques de DoS).
Inclusive, ele destaca uma série de razões para isto:
- Uma comunidade próspera e ampla documentação;
- Amplo suporte de software para requisitos variados
- Personalização flexível para configurações personalizadas;
- Configuração fácil para implantação amigável;
- Confiabilidade estável para desempenho contínuo;
- O baixo consumo de energia mantém os custos baixos;
- Baixo custo com benefícios orçamentários significativos;
- Formato pequeno para posicionamento sem esforço.
Sim, comprei um Orange Pi 3 Zero justamente para estes (e outros) propósitos. O meu principal objetivo é utilizá-lo para criar um ponto de acesso personalizado, para que possa compartilhar a conexão da Internet com outros dispositivos da minha casa, além de implementar alguns serviços de redes que seriam bastante úteis para as minhas necessidades. Imaginem um dispositivo dedicado que permita a autenticação dos usuários (OpenLDAP) e que gerencie os logs (ELK) sobre a utilização da rede (Squid), além de oferecer recursos básicos como armazenamento de dados compartilhado (SAMBA) e claro, promover as filtragens necessárias.
Uma pena, que a pouca disponibilidade de tempo não me permite tocá-lo… &;-D