A liderança no mercado de Tecnologia e as 6 lições fundamentais

Que correlações poderiam ter a Aviação e a Tecnologia da Informação, em termos de gestão? Muitas, segundo Rami Mazid (contribuidor do portal Information Week). “A aviação é a prova de que, dada a vontade, temos a capacidade de alcançar o impossível”. Eis, a afirmação (emprestada) do piloto Eddie Rickenbacker, que esteve presente na Primeira Guerra Mundial como combatente e obteve nada menos que 26 vitórias em combates aéreos, além de se destacar em outros campos como corrida de automóveis, designer automotivo e gestor da empresa Eastern Air Lines…

“In my role as CIO of a cloud computing company, my team and I are constantly innovating and continuing to push the limits of what is possible. In fact, there are several other parallels between flying aircraft and leading business teams. It’s actually one of the many reasons I decided to become a pilot — I knew it would teach me invaluable skills and lessons that would carry over into the corporate world.”

— by Information Week.

Muitas inovações tecnológicas que atualmente estão disponíveis (destacando-se os dispositivos móveis, a Computação em Nuvem e a Inteligência Artificial), afetam em quase todos os aspectos as nossas vidas e se elas não tivessem se materializado, simplesmente não acreditaríamos se alguém nos contasse (assim como os irmãos Wright teriam dificuldade em entender os enormes aviões de passageiros de fuselagem larga, que cruzam os céus hoje). E isto se deu em vista dos pioneiros buscarem a inovação e o aperfeiçoamento, para alcançar as coisas impossíveis!

Inspirado, Mazid publicou 6 lições fundamentais para a gestão de TI além de estabelecer paralelos entre a Aviação e a Tecnologia da Informação. Em destaque, a importância de saber os detalhes, se sentir confortável em tomar decisões sob pressão, manter-se adaptável e pronto para resolver problemas, a necessidade de conhecer o seu equipamento, gerenciamento do tempo com cuidado e priorizar a execução das tarefas críticas. Embora sejam áreas relativamente distintas, Mazid conseguiu estabelecer com maestria uma série de conceitos e abordagens comuns relacionadas a elas e por isto, recomendo a leitura integral da publicação em questão.

Apesar de não ser um gestor (e nem pretendo me tornar um), reconheço a importância para nós (profissionais de TI) conhecer os fundamentos para a Gestão de Serviços de TI (ITSM). Além de ser bastante úteis para nós como executantes, esses conhecimentos também nos permitirão estabelecer boas relações com os nossos gestores, além de entender melhor as suas necessidades e tomadas de decisão. Já para aqueles mais inclinados a uma carreira de gestão, dêem uma atenção especial para as certificações mais badaladas, como é o caso da ITIL e do COBIT.

Pois já temos muitos “cabeçudos” que acham que basta apenas mandar… &;-D

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