.: Um pouco da minha história… :.

Olá! Meu nome é Ednei e sou um especialista em Tecnologia da Informação, formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Moacyr Sredes Bastos. Embora tenha iniciado a minha carreira profissional na Metalurgia (com formação de Técnico em Mecânica e cursos de especialização no SENAI) e prestado serviços para empresas como a Araújo Abreu Engenharia e Valesul Alumínio S/A, desisti de trabalhar área após um tempo e resolvi ingressar na Informática & Tecnologia…
Inicialmente dediquei os meus esforços para desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área de programação, mas na prática acabei não me identificando com as práticas e metodologias na época e por isto, migrei para a Infraestrutura & Suporte Técnico. Antes disso, já havia comprado o meu primeiro computador (1996) e não só o usei para as tarefas básicas, mas também como laboratório para as minhas primeiras experiências, embora nesta época ainda estivesse iniciando a minha carreira profissional na metalurgia.
Além de manter o emprego oficial, também ganhava um bom dinheiro extra, com a prestação de diversos serviços de Informática. Mais à frente, fui dispensado da empresa na qual trabalhava, conclui a minha formação acadêmica (bacharel em sistema de informação), fiz o meu estágio no Jardim Botânico e me tornei micro-empreendedor (MEI), oferecendo assistência, suporte técnico e consultoria em infraestrutura de TI. Por fim, também atuei como editor independente no Guia do Hardware, na época comandado pelo lendário Carlos E. Morimoto!
A partir de 2009, me tornei instrutor de TI no SENAC Rio e por ter gostado muito das experiências de lecionar, me desfiz das parcerias profissionais que tinha até então. Também optei por promover a minha capacitação profissional, com ênfase na obtenção de certificações de TI da CompTIA (Tech+, A+, Network+ e Security+), da Cisco (CCNA e CyberOps), da Furukawa (Data Cabling System, Professional e Fibras Ópticas) e da AWS (Architect Associate). Por ser usuário de sistemas GNU/Linux, me aperfeiçoei neste sistema e até obtive uma certificação Red Hat (System Administrator), embora tenha optado por não renová-la.
Em virtude das tendências modernas para a Infraestrutura de TI, como as Redes Definidas por Softwares (SDN) e a Computação na Nuvem (Cloud), voltei as minhas atenções para a programação, relembrando conceitos (defasados) dos tempos da faculdade e realizando uma série de treinamentos, com ênfase para dominar os fundamentos da linguagem de programação Python, além dos princípios que regem os processo de automação, orquestração e gestão de infraestruturas. Porém, não descarto a possibilidade de desenvolver aplicações baseadas nesta poderosa linguagem de programação, que a cada dia tem me encantado cada vez mais.
Mas já vou avisando: não ire me tornar um desenvolvedor “tradicional”… &;-D