Visão geral
Pessoalmente, sou um grande fã das certificações de TI! Juntas com uma boa formação acadêmica, elas são fundamentais para a capacitação e especialização dos estudantes e profissionais, podendo serem tanto neutras (independente de fornecedor) quanto privadas (promovidas por fabricantes e fornecedores). E elas existem aos montes! Muitas cobrem até mesmo a mesma área e/ou segmento, embora com pequenas diferenças relacionadas a abordagem de produtos, serviços e tecnologias…
Dentre as certificações de TI disponíveis, as promovidas pela CompTIA ganharam uma atenção especial, em virtude de um conjunto de particularidades bem interessantes:
- São neutras “por natureza”, pois não promovem o foco para um determinado fornecedor, tecnologia, serviço ou produto;
- São focadas em habilidades essenciais (core), como o objetivo de estabelecer uma base de competências e habilidades indispensável para o seu desenvolvimento profissional;
- São variadas, bem estabelecidas e estruturadas, possibilitando os candidatos a concentrar os seus estudos em uma carreira (trilha), priorizando-as de acordo com o seu perfil profissional;
- Não substituem as certificações privadas, podendo ser utilizadas em conjunto com elas, para estabelecer os conceitos fundamentais de uma determinada área e/ou segmento.
Dentre as certificações da CompTIA disponíveis, uma delas em especial me chamou a atenção, a ponto de me dedicar a um artigo exclusivo para ela: eis, a CompTIA Certified Technical Trainer (CTT+)!
A CompTIA CTT+
A CompTIA CTT+ é uma certificação voltada exclusivamente para os instrutores em geral, a qual tem como finalidade verificar se esta categoria de profissionais “atingiram a um determinado padrão de excelência na área de treinamento, validando o conhecimento e o uso de ferramentas e técnicas necessárias, para ensinar com sucesso nos ambientes de aprendizagem atuais”. Ela se destaca por ser reconhecida por grandes organizações (como a Dell, a Microsoft, a Adobe, a Cisco e a IBM), as quais tornam os profissionais certificados como qualificados para os seus programas de treinamento.
A obtenção da CompTIA CTT+ irá designar o instrutor como um formador excepcional na sua área de atuação, pois “um bom profissional não só deve se limitar a planejar as palestras (aulas), como também ser um comunicador experiente e eficaz”. Por isto, esta certificação possui como requisito, o atendimento a um conjunto de padrões de treinamento abrangente, para que eles possam validar suas habilidades em um ambiente de sala de aula presencial ou virtual, bem como garantir que eles possam ensinar de forma eficaz.
Um dos aspectos mais interessantes desta certificação está no fato de que ela foi concebida para eliminar redundâncias entre vários programas de certificação para educadores de Informática & Tecnologia em geral. Embora tenha sido endossada inicialmente pela indústria de TI, ela inclusive pode ser aplicada a todas as demais áreas que oferecem treinamentos e instruções, sejam elas técnicas ou não. Resumindo: esta é (de fato), uma certificação UNIVERSAL!
Os três exames…
A certificação é coberta por três exames, a saber:
- CTT+ Essentials (TK0-201);
- CTT+ Classroom (TK0-202);
- CTT+ Virtual Classroom (TK0 -203).
O CTT+ Essentials é um exame dotado do formato clássico teórico que já conhecemos, o qual estabelece as bases fundamentais para os profissionais que desejam obter a certificação. Esta base é dividida em 5 domínios, que por sua vez possuem 12 tópicos os quais exigem conhecimentos e habilidades específicas. Já os exames CTT+ Classroom e CTT+ Virtual Classroom, são mais práticos e específicos, voltados para a preparação do ambiente de ensino (sala de aula), que por sua vez pode ser tanto presencial quanto virtual.
Eis, uma lista resumida (e traduzida), obtida diretamente da documentação oficial referente aos objetivos do exame, os quais são cobrados tanto no exame teórico, quanto nos exames práticos:
Em relação aos exames específicos (os quais requerem a gravação de um vídeo para a avaliação), a CompTIA publicou estes PDFs com instruções “de como fazer” para auxiliar os candidados a se prepararem, com o objetivo de esclarecer as pontuações para cada domínio e seus respectivos objetivos, além de verificações adicionais para confirmar se estes requisitos foram plenamente atendidos:
- Demonstrar todas as habilidades necessárias para cada competências, relacionada nos objetivos do exame;
- Envolver os alunos no processo de aprendizagem (centrada no aluno), auxiliando-os no entendimento e compreensão do material (não se limitando a apenas falar);
- Manter os estudantes focados no assunto, roteirizando todo o processo para garantir um bom fluxo, além de solicitar dos estudantes, o feedback do aprendizado;
- Fornecendo um treinamento “de verdade” (autêntico), evitando perguntas e/ou padrões de comportamento para “simular” uma sessão de aprendizagem.
Estes por sua vez são tão bem escritos e detalhados, que certamente se tornarão um desafio à parte para os seus candidatos! Nem é preciso dizer que as suas leituras são obrigatórias…
A aprovação
Para obter a aprovação e conquistar a certificação, os candidatos deverão passar por dois exames, em um formato bem similar em comparação com as certificações Cisco CCNP (as quais exigem a aprovação em um exame Core e outro de Especialização). Um deles é o CTT+ Essentials, no qual ele deverá responder a um questionário de múltipla escolha (95 questões), sendo aprovado se obter a pontuação mínima de 665 (de uma escala que vai de 100 a 900).
Após a aprovação do CTT+ Essentials, eles poderão escolher por qual especialização irá desejar: voltado para o ensino presencial (CTT+ Classroom) ou online (CTT+ Virtual Classroom), podendo ainda escolher ambas, se desejar. Diferente das certificações tradicionais, os candidatos deverão enviar um vídeo da sessão de treinamento (com duração entre 17 a 22min) para ser avaliado, de forma que as suas competências sejam validades, além de assegurar de que eles tenham as técnicas e habilidades de ensino desejadas.
Para a aprovação destes exames, a pontuação mínima a ser obtida é de 36 (numa escala de até 48) e dentre os idiomas suportados, estão: inglês (óbvio), alemão, holandês, japonês, espanhol, coreano, vietnamista, tailandês e (felizmente) português. Estes exames são necessários, em vista da importância das modalidades presenciais de ensino, pois conforme os dados de uma pesquisa realizada pela The Training Associates, 87% dos entrevistados preferem os treinamentos conduzidos pelos instrutores (ILT), além do fato de que 74% das organizações adotarem uma abordagem de ensino híbrida (combinando o ensino presencial com outras modalidades).
Por fim, o exame teórico CTT+ Essentials irá custar US$ 348, ao passo que o valor dos demais será de US$ 371 (cada um). Se os candidados optarem por fazer todos os exames, eles poderão gastar +1,000 dólares, o que certamente nos fará refletirmos se realmente vale à pena todos estes esforço. Na minha opinião, VALE CADA CENTAVO, pois esta é a única certificação CompTIA que NÃO POSSUI VALIDADE e uma vez conquistada, ela será concedida ao candidato de forma DEFINITIVA, não sendo necessária a sua renovação após um certo período! Basta fazer as contas…
Conclusão
A certificação CompTIA CTT+ se tornou especial (para mim) não só pelo fato de cobrir uma área específica (e inusitada), como também exigir certas habilidades dos profissionais de TI voltados para o segmento da Educação, o que certamente trará grandes desafios para os seus candidatos! Como instrutor de Informática do SENAC Rio (desde 2009), felizmente já estou ambientado com estes processos, aperfeiçoando-os conforme as oportunidades que tive ao lecionar para cursos técnicos e livres, bem como as experiências adquiridas ao longo dos anos.
Sim, PRETENDO fazer estes exames! Mas por ora, tenho outras preocupações em relação ao meu aperfeiçoamento profissional, bem como preciso dar uma atenção especial para outros projetos pessoais, que estão sendo desenvolvidos em paralelo. E se tudo ocorrer bem, trarei em primeira mão as minhas experiências pessoais em relação aos processos submetidos, bem como as minhas expectativas e apreensões em relação a certificação e aos ganhos proporcionados por ela em minha carreira profissional.
Mas como diria Jack (o Estripador): “vamos por partes”… &;-D