“Ano novo, vida nova”! Nerd também é gente e como todo mundo, também tenho as minhas metas e expectativas para este novo ano. Porém, devido aos problemas financeiros e sociais, da pandemia mundial causado pelo COVID-19, serei obrigado a abrir mão de algumas metas previstas para este ano. Alguns investimentos não poderão ser feitos, bem como outras aquisições pessoais. Até alguns passeios planejados para o final do ano não serão possíveis, devido a necessidade do isolamento social. Ainda assim, tenho boas novas…
Já logo na 2a. feira (4/01), irei fazer o exame para obter a certificação CCNA CyberOps, pois fiz parte do Programa CiberEdução Cisco Brasil, o qual ofereceu treinamento gratuito para um seleto grupo de instrutores que fazem parte da Cisco Network Academy (Netacad). Além disso, ao obter esta certificação, automaticamente terei a certificação CCNA renovada, que por sua vez já deveria ter expirado em nov/2020 (como diz o velho ditado popular, “acertarei 2 coelhos com uma cajadada só”). Em vista da dificuldade dos candidatos para se submeterem ao exame nestes tempos de pandemia, a Cisco resolveu extender o prazo em +6 meses e por isso, ela passou a expirar apenas em jul/2021. Ao menos, esta b**** de vírus “serviu” para alguma coisa.
Também estava planejando também obter uma certificação nova, chamada Cisco Especialista, a qual é basicamente é uma “meia-CCNP”. Para a obtenção do CCNP “completo”, são necessários pelo menos 2 exames: um de nível core e outro de nível especialização. A idéia original era obter o CCNP; porém, dado o grau de dificuldade e a diversidade de especializações, faz mais sentido fazer apenas o exame core e manter os estudos atualizados para as demais. Para obter o título de Especialista, basta “apenas” o candidato passar em um exame de nível core do CCNP (ainda assim, um exame bem difícil). No meu caso, optei pela carreira Enterprise. Mas pelo jeito, mais uma vez vou ter que adiar o exame, em vista de dificuldades financeiras, pois venho trabalhando menos e consequentemente, os rendimentos caíram (ainda tenho que arcar os custos do exame CCNA CyberOps). Ao menos, sobrará mais tempo para estudar!
Para variar, também terei que bancar o Update da Furukawa ainda no 1o. semestre, pois tenho 3 certificações dela que necessitam ser renovadas anualmente. Apesar de ser relativamente barata (em torno de R$ 200,00), ainda não fiz o treinamento para obter a 4a. certificação, intitulada Furukawa FCP Master, que por sua vez é focada em projetos de cabeamento estruturado e será fundamental, caso um dia em queira me tornar um instrutor Furukawa oficial. Até tive a oportunidade de ingressar em uma turma no final deste ano, mas dei o azar dela cair justamente na semana em que estava concluindo o treinamento da CompTIA CertMaster (pago), que por sua vez é necessário para a renovação da certificação CompTIA A+ (que por sua vez, já estava vencendo em 5/dez).
Fora isto, ainda tenho para fev/21 o treinamento para o Network Security (promovido pelo programa de CiberEducação da Cisco), aprender pelo menos o básico de Python (uma linguagem de programação bastante utilizada em SDN) e me atualizar em relação a sistemas operacionais para servidores, com ênfase em virtualização e containers. É que nestes últimos anos, acabei me dedicando mais para as certificações da Cisco, tendo até comprado 3 livros oficiais do CCNP antigo, além da edição Foundation. Para variar, também adquiri os livros referentes as certificações CCNA Wireless e CCNA Security, que por sua vez deixaram de existir com a reformulação. Pelo menos, a base de conhecimentos foi bastante útil, já que parte do seus tópicos foram integrados ao novo CCNA (especialmente relacionado a redes sem-fio). Por fim, também comprei o livro oficial da certificação CCNA CyberOps (confesso que fiz por impulso)!
Enfim, como podem ver, 2021 será um ano bem movimentado… &;-D