A arte de montar PCs desktops

Há +20 anos, estava dando os meus primeiros passos na área de Informática & Tecnologia, me especializando em áreas como a montagem e manutenção de micros, instalação de sistemas operacionais e posteriormente, em gerenciamento de redes. E uma das coisas que me deixava muito fascinado, era a possibilidade de montar computadores com o perfil ideal para as minhas necessidades…

Antes, o meu principal interesse era rodar os jogos FPS disponíveis na época, como Quake, Unreal, Call of Dutty, Hexen/Heretic, Wolfeinstein, Far Cry, entre outros. Mas, com o conforto e a comodidade dos consoles, passei a realizar a montagem de equipamentos mais básicos, com poder computacional suficiente para rodar o sistema operacional e os aplicativos básicos de escritório. Mas agora, com a decisão de abandonar os consoles e voltar a jogar em PCs desktops, terei que definir as especificações técnicas do meu futuro hardware!

O principal motivo deste abandono está justamente na questão da resolução 4K. A meu ver, o Full-HD é mais que suficiente para as necessidades e adquirir um console apenas para utilizar 25% do potencial dele é jogar dinheiro fora. Por isso, especificar e montar um PC desktop intermediário, com uma boa relação custo vs benefício e otimizado para rodar jogos em 900p ou Full-HD, será o ponto alto deste empreendimento. E de quebra, poder rodar jogos de ambas as plataformas de jogos (a Sony também disponibiliza alguns títulos para PC).

Por isso, certamente não irei adquirir os novos consoles, em vista do alto custo do equipamento e a sua sub-utilização (já que são projetados para rodar jogos em 4k). No entanto, ainda existe a possibilidade de continuar nesta plataforma, se porventura a Microsoft ou a Sony futuramente lançar versões modestas de seus equipamentos, com o foco em Full-HD ou 1440p, conforme a previsão de alguns analistas (projeto LockHart).

Enquanto isso, vou aproveitando ao máximo o Xbox One S… &;-D