A era dos medíocres

Uma vez, Albert Einstein declarou que só existem apenas duas coisas na vida que são infinitas: o universo e a estupidez humana! Exageros à parte, o ser humano ordinário (no bom sentido) em geral me impressiona em diversos aspectos. O principal deles é o gosto pelo medíocre e suas mesquinharias, especialmente nos dias atuais, com o advento da televisão, da Internet e suas redes sociais…

Infelizmente, programas televisivos de baixo nível, sites de fofocas, blogs egocêntricos sobre futilidades, redes sociais lotadas de desafios non-sense, além de inúmeras postagens e vídeos “engraçados”, fazem parte da vida dos seres humanos superficiais, sem personalidade e culturalmente pobres. O mais triste ainda é saber que nos tempos atuais, nunca foi tão fácil obter conhecimento e informações, graças a própria Internet!

O que aconteceu com aqueles tempos em que ficávamos impressionados com feitos incríveis, com demonstração de inteligência, habilidades e até mesmo carisma? De crianças que adoram exibir as suas habilidades em conhecimentos gerais? De jovens estudantes promissores com as suas idéias loucas para mudar o mundo? Ou ainda, de adultos com as suas histórias de superação e de conquistas improváveis? Por isso, pergunto: quando foi a última vez que você leu uma postagem sobre estes temas?

Podem me considerar parcial ou até mesmo preconceituoso, mas quando ouço falar (ou ler) que as redes sociais emburrece, a cada dia que passa eu fico mais inclinado a acreditar. O mesmo se dá para as transmissões de vídeo como o YouTube, onde os produtores de “conteúdo” cada vez mais optam por se apresentarem como autênticos babacas e suas declarações bombásticas.

O pior é saber que alguns deles são chamados de “influenciadores”… &;-D