Há tempos, tenho visto algumas publicações que propõem o uso de ferramentas de IA generativa (como o ChatGPT) para realizar consulta sobre diversos tópicos, em vista da sua capacidade de gerar os resultados de forma dinâmica, alinhados com os interesses dos usuários. E elas têm sido tão boas neste aspecto, que tais publicações também sugerem a possibilidade delas substituírem a Wikipédia como fonte de informação! Inclusive, isto tem acontecido na prática, com usuários cada vez mais procurando informações no ChatGPT do que na própria Wikipedia…
Já outras publicações, defendem o uso das ferramentas de IA generativa para a geração de novas publicações (e complementando as existentes) para a Wikipédia! No entanto, a própria Wikimedia Foundation desconsidera esta possibilidade, em vista das inconsistências apresentadas por estas ferramentas, no que concerne a exatidão das informações. Além disso, a adoção destas ferramentas poderia causar um grande impacto para a comunidade de colaboradores formada em torno do portal, pois elas iriam desencorajar as publicações feitas por eles.
Na minha opinião, a Wikipédia não só poderia fazer o bom uso das ferramentas de IA generativa para a criação de novos conteúdos, como também otimizar todos os processos relacionados a edição e a atualização, deixando as revisões totalmente por conta dos colaboradores. E o mais importante: dispor exclusivamente de uma única base de dados e utilizar as atuais ferramentas de tradução, para que os seus artigos possam estar disponíveis para os usuários de diferentes idiomas.
Neste caso, a língua inglesa deverá ser utilizada como base de dados, tornando desnecessário o armazenamento definitivo dos verbetes em outros idiomas. Toda vez que um usuário realizar a consulta de um determinado tópico, as ferramentas de tradução poderão entrar em cena e traduzir os textos originais para o seu idioma nativo. Se porventura ele desejar criar e/ou editar uma publicação, o próprio portal poderá utilizar os recursos de IA generativa para interpretar as informações inseridas e assim, atualizar os textos originais.
Obviamente estas criações e/ou edições deverão passar por uma revisão, pois se já não bastasse a natural parcialidade dos próprios usuários, ainda teremos que lidar com as limitações que a IA generativa possui, em relação a interpretação de dados. E será justamente neste momento, em que a comunidade de colaboradores que se formou ao longo dos anos pela Wikipédia, poderá ajudar para manter a exatidão e a confiabilidade das informações que os seus verbetes possuem!
Que a Wikipédia precisa se reinventar nestes novos tempos, não há dúvidas… &;-D