A loja do Xbox deveria prover mudanças no modo em que vende os jogos?

Há tempos, venho acompanhando as melhorias proporcionadas pela Microsoft, em relação a interface gráfica adotada para toda a plataforma Xbox (incluindo a geração anterior). Mudanças pontuais em relação aos elementos que compõem não só a própria interface gráfica, como também a organização e o layout, têm recebido bastante a atenção tanto por parte da Microsoft, quanto da mídia especializada. Porém, um aspecto que não tem mudado tanto nestes últimos tempos, está relacionado ao modo em que os títulos são exibidos e comercializados…

Ao visualizar as seções que contém os títulos de jogos que se encontram disponíveis para a venda (especialmente aqueles que se encontram em promoção), muitos deles são exibidos de forma duplicada (e desnecessária), dependendo dos conteúdos dos pacotes. Além das versões padrões (as quais contém somente o jogo base), a plataforma também exibe as edições premiums, collections, ultimates e outros termos do gênero, os quais geralmente trazem conteúdos adicionais e outros benefícios (além do jogo base). Este “excesso de exibições” acabam trazendo uma confusão, sem contar a enorme quantidade de itens exibidos.

Além disso, muitas destas promoções acabam trazendo certas “inconsistências”, em relação aos seus valores praticados. Por exemplo, já cansei de encontrar edições especiais com tais descontos, que chegam a ser mais baratas que as próprias edições padrões! Já em outros casos, os valores cobrados pelos pacotes de DLCs acaba tornando a compra inviável (se somado com o valor do jogo na edição padrão, para aqueles que já o possuem) se comparado com os valores dos jogos na edição “de luxo”! Por fim, nem vou falar dos combos que contém dois ou mais jogos de uma determinada editora ou IP, que apesar de serem vendidos com descontos, deixam de valer à pena, caso já tenhamos um ou mais deles.

Então, o que proponho para melhorar isto (afinal de contas, não vale criticar sem trazer soluções)? Imaginem uma reformulação para a loja a qual exibiria em suas seções, apenas uma única entrada para um determinado título, exibindo apenas o valor do jogo padrão com a descrição “a partir de…”. Após acessarmos o título em questão, uma nova tela seria aberta e a partir dela, teríamos acesso não só ao jogo e todas as suas informações, como também aos valores e as promoções relacionadas aos demais pacotes especiais, bem como todos conteúdos extras e outras perfumarias. E para aqueles que já possuem o jogo em questão, o valor seria abatido ou recalculado, de acordo com o pacote desejado por ele!

Já tive algumas experiências pessoais bastante interessantes em relação a isto. Por exemplo, na época que havia adquirido o jogo Fallout 4 (Xbox One), havia comprado apenas a sua edição padrão (física) e quando resolvi jogá-lo novamente com as DLCs, me dei conta que comprá-lo novamente através da edição GOTY (Game of the Year Edition) sairia bem mais em conta! Acabei ficando com os dois jogos em edição física e tempos depois, resolvi me desfazer deles por causa da opção pelo console Xbox Series S (sem o leitor de mídia óptica). E agora, tenho as suas DLCs registradas na minha conta, mas não tenho o jogo principal…

O mesmo se dá para os bundles da Ubisoft em relação as IPs de Assassin’s Creed e Far Cry, as quais sou fã de longa data e levei um certo tempo para adquirir seus jogos, por causa das poucas promoções que surgiam para as suas edições padrão. Muitas vezes, tais combos eram bem acessíveis para mim, mas na prática a sua aquisição não me entregaria uma boa relação custo vs benefício, por já ter feito a compra de alguns dos jogos que fazem parte dele! Se a loja em questão levasse em consideração as aquisições já feitas e recalculasse o valor dos bundles com base nelas, com certeza já teria feito estas compras há bem mais tempo.

E se ao menos fizessem descontos simbólicos, já me daria por satisfeito! &;-D