Embora tenha acompanhado aquelas mais populares como Stranger Things, The Orange is a New Black e Altered Carbon (entre outras que não vou citar no momento), de uns tempos para cá tenho me dedicado a assistir as séries que NÃO são produzidas pela Netflix. Não que os conteúdos exclusivos sejam ruins (muito pelo contrário)…
Em um futuro não muito distante, veremos um maior número de serviços de streaming sendo lançados por estúdios até antes produziam conteúdos. Além da Crackle, da HBO e da Amazon, teremos também a Disney, a Warner e até mesmo a Globo, investindo pesadamente neste formato. Portanto, aos poucos os filmes e séries destes (e futuros outros) produtores irão sair do catálogo da Netflix, para serem exclusivos de seus próprios serviços!
Infelizmente, estas mudanças serão ruins do ponto de vista econômico, pois se o usuário quiser assistir os filmes e séries mais populares, terá que assinar pelo menos 3 ou 4 serviços de streaming. Ou ainda pior: por questões financeiras, possivelmente ele irá assinar apenas um serviço e optar por utilizar meios “alternativos” para assistir o conteúdo dos demais. Em suma: a volta da “boa” e velha pirataria!
Por outro lado, vai ser interessante ver a postura dos estúdios em buscar medidas preventivas para evitar que isto aconteça. Por exemplo, pessoamente acredito que os menores irão apostar em licenciamento cruzado (no qual seus títulos farão parte da plataforma parceira e vice-versa) para enriquecer o seu catálogo e assim, enfrentar os serviços de maior porte, como a Neflix, a HBO e a Amazon. Não acreditam? Eis, a minha aposta!
Até lá, vou curtindo os títulos licenciados… &;-D