AWS Certified SysOps Administrator ou Cisco CCNA DevNet? Eis, uma…

… escolha complicada e que por incrível que pareça, não será necessário tomar! Há pouco mais de um ano (nov/23), conquistei a certificação AWS Certified Solutions Architect, para atender aos requisitos do programa AWS re/Start e me tornar um instrutor oficial. E em um curto espaço de tempo (fev/24), foi a vez da Cisco CCNA CyberOps, também com o objetivo de ser credenciado para ministrar o curso de CiberSegurança. Ambos foram inseridos no catálogo de cursos do SENAC Rio, como resultado da parceria que a instituição estabeleceu com estas empresas…

Há um tempo atrás (abr/23), também obtive a certificação CompTIA Security+. Por têlas conquistado em um curto espaço de tempo, também significa que terei que renová-las nestas condições e dependendo das minhas ocupações, talvez não tenha o tempo hábil para fazer isto. Por isto, decidi continuar o meu aperfeiçoamento profissional, para conquistar novas certificações e “de tabela”, atualizar as demais que já possuo. A escolha inicial apontava para a Cisco CCNA DevNet (a qual renovaria automaticamente a Cisco CyberOps), em vista das parcerias que a CompTIA estabeleceu com as demais instituições de receber créditos educacionais (CE), caso tenha algumas das certificações providas por elas (neste caso, a própria CyberOps).

Acontece que não havia me dado conta de que já tinha os créditos necessários para realizar a renovação automática das minhas certificações CompTIA (A+, Network+ e Security+), além da necessidade de realizar o pagamento de uma taxa de US$ 150. Inclusive, acredito que estes créditos possam ter vindo do programa CompTIA Instructor Network (CIN), por fazer os treinamentos propostos por ele. Nesses tempos de festas de final de ano, por já ter recebido salário, décimo-terceiro, férias e outros benefícios, resolvi me adiantar e resolver esta pendência de vez, pagando a taxa e renovando as CompTIAs para o início de 2029. Enfim, um problema a menos…

Já para resolver a questão das renovações das certificações Cisco e AWS, pretendo tirar novas certificações em 2025 e em 2026, para que as demais certificações sejam renovada de forma automática e as suas datas finais caiam para 2028 e 2029, respectivamente (pois esta é a “malandragem”, tirar novas certificações ao invés de apenas renovar as já conquistadas). Esta diferença de um ano entre elas será importante para mim, pois além de ter tempo de sobra para manter os estudos em dia, também me dará uma boa margem para realizar manobras, caso aconteçam alguns imprevistos ou ainda, seja acionado para atender novas demandas.

Mas, ao invés de prosseguir os estudos programados para obter a Cisco CCNA DevNet (os quais já haviam começado no início deste ano), a bola da vez será a AWS Certified SysOps Administrator! Isto porque a partir do ano que vem (2025), farei parte da equipe de instrutores que irá lecionar novamente nos treinamentos AWS re/Start, frutos da parceria estabelecida entre a AWS e o SENAC Rio. O fato de ter que utilizar a plataforma durante estes meses e ter mais contato com os recursos oferecidos por ela, irá facilitar bastante os meus estudos para a obtenção da nova certificação. Já a Cisco CCNA DevNet, esta ficará para o outro ano (2026).

Por fim, ainda estou estabelecendo os meus futuros planejamentos para 2027. Dentre as possibilidades, estão a obtenção de certificações Linux LPIC (as quais já sonho há tempos) ou a certificação Microsoft Office Specialist (MOS), em virtude das demandas recentes que venho atendendo). Ou ainda, considerar até mesmo a obtenção de outras certificações CompTIA, como a Linux+, a Server+ e a Cloud+. Porém, estas não oferecem a renovação automática de todas as demais certificações já conquistadas e por isto, terei que repensar nas escolhas com o objetivo de simplificar ao máximo, o processo de renovação das certificações existentes.

Eis, a minha “saga das certificações”, que venho orgulhosamente compartilhar aqui neste modesto site com vocês. Espero que estas experiências & abordagens seja úteis aqueles que também pretendem conquistar (e colecionar) certificações de TI, além de tirar o máximo de proveito das informações publicadas para que possam se tornarem profissionais diferenciados, neste competitivo mercado de trabalho. Sou um grande fã destas badaladas credenciais, pois elas foram fundamentais para moldar as minhas competências & habilidades, além de me tornarem o instrutor qualificado que sou atualmente. Ou que ao menos, acredito ser.

E mais uma vez, vou adiando a conquista da Cisco CCNP ENCOR… &;-D

Leave a Comment