AWS re/Start: será este, o melhor treinamento de TI em que já lecionei?

Como instrutor de TI e especialista em Infraestrutura, já lecionei em uma série de cursos e treinamentos que vão desde os mais “triviais”, voltados para os fundamentos de TI (informática básica e suítes de escritório), aos mais “desafiantes”, especialmente aqueles que são voltados para a obtenção de certificações de TI (CompTIA A+, Cisco CCNA, CCST CyberSecurity e AWS Cloud Practicioner). De acordo com o perfil dos cursos e respectivos estudantes, existem aqueles que adoramos lecionar, como também outros que não são muito interessantes…

Até então, os cursos que mais gostava de lecionar eram aqueles voltados para as redes de computadores e sistemas operacionais GNU/Linux, destacando-se os cursos oferecidos pela plataforma Cisco Networking Academy, como o IT Essentials (para obter a certificação CompTIA A+) e o tradicional Cisco CCNA. Porém, estes dois irão descer um degrau nesta minha classificação pessoal, em vista das boas experiências que tive graças a uma iniciativa promovida pela Amazon, voltado para o uso da sua plataforma de serviços na nuvem: eis, o treinamento AWS re/Start!

Para aqueles que não conhecem, o AWS re/Start é um programa de treinamento gratuito patrocinado pela Amazon e concebido para os estudantes que querem dar os seus primeiros passos em uma carreira de TI, com o objetivo de torná-los preparados para assumirem uma “função em ambientes de nuvem”, conferindo-lhes os conhecimentos e as habilidades essenciais de suporte técnico, administração de sistemas, gestão e automação de infraestruturas virtuais, além de outras relacionadas a computação em nuvem no geral, sem a exigência de conhecimentos prévios de computação, além do básico: saber operar um computador.

Através do AWS re/Start, os estudantes terão acesso a uma plataforma de ensino, a qual oferece uma série de materiais didáticos (guias, apresentações e vídeos), além de laboratórios e atividades que permitem consolidar o que eles aprenderam. Estes materiais são divididos em módulos, os quais contemplam os fundamentos dos principais tópicos técnicos a serem abordados: fundamentos de computação em nuvem, sistemas operacionais GNU/Linux, redes de computadores, segurança da informação, desenvolvimento (Python) e banco de dados. Além disso, as habilidades comportamentais (soft skills) também são trabalhadas.

Após isto, os estudantes estarão aptos a darem continuidade aos processos de aprendizagem, acessando os módulos finais chamados Jumpstart. Estes por sua vez, exploram com mais profundidade os serviços que são oferecidos pela plataforma AWS, já que em momentos anteriores eles também tiveram uma abordagem superficial sobre estes assuntos. Por fim, o programa (através da plataforma) também oferece uma série de recursos adicionais para auxiliar os estudantes a se prepararem para realizar o exame oficial e assim, obter a certificação de entrada AWS Cloud Practicioner, com direito a vouchers para aqueles que concluíram toda as etapas.

No AWS re/Start, o papel do instrutor é promover todo o suporte necessário para o aprendizado dos estudantes, indo desde a apresentação dos materiais didáticos a demonstração do uso dos serviços da plataforma, passando pelo acompanhamento da conclusão das atividades e o auxílio na execução dos laboratórios, além de prover as informações adicionais sobre diversos assuntos relacionados a nuvem. Por se tratar de um treinamento mutidisciplinar dentro da TI, o instrutor deverá estar preparado para lecionar sobre uma série de conceitos gerais e fundamentos.

Justamente em virtude das suas características e particularidades, o AWS re/Start é (na minha opinião) um dos cursos mais interessantes e agradáveis para se lecionar (ao menos, sob o ponto de vista do instrutor). Além do bom conteúdo, a diversidade de assuntos tratados pelos seus respectivos módulos promovem uma experiência agradável, se comparado com os cursos focados exclusivamente em um único tema. Sim, a plataforma não é perfeita e de vez em quando, sou obrigado a notificar os meus superiores quanto a necessidade de ajustes e correções. Ainda assim, ela cumpre bem o seu papel de prover os recursos necessários.

Interessados? Então, não deixem de acompanhar o programa! &;-D