Há +3 anos, iniciei a minha trajetória na área de cibersegurança, ao me matricular no treinamento Cisco CCNA CyberOps, que por sua vez é designado para obter a certificação em questão. Na época, esta turma foi especialmente designada para a formação de instrutores Netacad para atender as demandas do Programa de CiberEducação Cisco Brasil, patrocinado pela Cisco. Após finalizar o curso (e obter o voucher para abater 70% do valor da prova), me submeti ao exame de certificação e no entanto, não consegui obter a pontuação necessária para a aprovação…
Dentre as dificuldades que enfrentei (e que me impossibilitaram de conquistar a certificação), a principal estava na compreenção dos conceitos gerais relacionados a gestão de uma infraestrutura designada para combater as ameaças cibernéticas (SoC), além dos aspectos organizacionais como normas, metodologias, procedimentos e recomendações, entre outros. Tempos depois, outras demandas e pendências vieram à tona, bem como algumas mudanças necessárias em relação a minha carreira profissional. No final das contas, acabei tomando a decisão de deixar as certificações da Cisco de lado e dedicar os meus esforços para obter as certificações CompTIA, em vista de algumas oportunidades que surgiram.
Mas a partir do ano passado (2023), o SENAC Rio (instituição de ensino na qual sou instrutor) resolveu reformular o seu portfólio de cursos e treinamentos, muitos dos quais são focados em certificações de TI. Desde então, passei a ser mais acionado pelos meus superiores para atender as novas demandas e dentre as exigências feitas por eles, estavam a conquista de novas certificações e a manutenção daquelas que até então, já havia conquistado. Neste último caso, seria necessário não só manter a atual Cisco CCNA, bem como obter as credenciais necessárias para lecionar nos novos cursos a serem oferecidos. Dentre eles, o novo CCST CyberSecurity promovido pela Skills for All! E lá vamos nós…
Então, pensei: porquê não “acertar dois pássaros com uma só pedra”, obtendo a certificação Cisco CyberOps (que está a um nível acima da CCST CyberSecurity) e de quebra, renovar automaticamente a tradicional CCNA (que em breve, vai expirar)? E assim, foi feito: após algumas semanas de bons estudos (focado especialmente em aspectos gerenciais), me submeti ao exame de certificação nesta última quinta-feira (15/fev) e assim, conquistei a tão sonhada credencial, além de adiar por mais três anos a renovação da boa e velha Cisco CCNA! Diferente das oportunidades anteriores, o resultado impresso apenas se limitou ao termo “PASS” (aprovado), não exibindo a pontuação conquistada. Que pena, estava curioso em saber este resultado! Pois mais uma vez, acho que passei “de raspão”…
A partir de agora, as minhas atenções irão se voltar para a certificação Cisco CCNA DevNet, essencial para se aventurar neste (não tão) novo mundo chamado Redes Definidas por Softwares (SDN)! Antes disso, pretendo concluir alguns pequenos cursos pendentes na plataforma Skills for All (dentre eles, os cursos voltados para a linguagem de programação Python) e por fim, revisar o treinamento que já havia feito na antiga plataforma Cisco Networking Academy (Netacad). Se tudo der certo (e não aparecer nenhuma outra demanda ou pendência), até o final deste ano (2024) irei me submeter ao exame de certificação e assim, conquistar esta importante credencial.
E mais uma vez, vou adiar a certificação Cisco CCNP ENCOR… &;-D