Pois bem: nesta semana, fiz o acesso habitual ao Netacad para ver as novidades referentes aos treinamentos e certificações que a Cisco promove ao seu portal. Para a minha surpresa, foi publicada a segunda revisão do que será o futuro treinamento oficial para a certificação CCNA 200-301…
Em destaque, a total reestruturação do treinamento para que contenha 3 cursos ao invés de 4. Esta mudança para mim não é novidade (já que este terá um volume de 75% de informações em comparação com o anterior), pois imaginava que o primeiro curso seria focado em fundamentos de redes, ao passo que o segundo em roteamento e comutação (incluíndo wireless) e por fim, o terceiro seria focado em serviços e automação. Quase isto! Para a minha surpresa, o roteamento dinâmico (OSPFv2) foi incluído no terceiro incluído, ao passo que o serviço DHCP foi incluído no segundo curso. Por fim, me “decepcionei” pelo fato da automação e SDN ter apenas um único módulo no terceiro curso, esperava algo mais “encorpado”. Quem sabe, em futuras revisões?
Quanto aos recursos, faz-se notar a requisição de apenas 2 routers e 2 switches (o curso anterior requer pelo menos 3 equipamentos de cada tipo), embora também um roteador wireless integrado também deve ser incluido. Na parte de softwares, aplicações de código aberto para serviços como Telnet, SSH, HTTP, DHCP, FTP, TFTP, etc., devem ser incluídos, bem como o VirtualBox. Então, devo preparar uma VM baseada no Debian com todos esses serviços? Ou partiria para algo mais “elegante”, como um Raspberry Pi 3 ou 4? Por fim, a inclusão do Packet Tracer a partir da versão 7.3, o qual sequer ainda foi lançado!
Como se trata de apenas um esboço, certamente teremos mais algumas mudanças no decorrer do processo. Até lá… &;-D