Além de DOOM, Heretic e Hexen também foram os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) que me encantaram, a partir da 2a. metade dos anos 90. Baseado na antiga engine id Tech 1 (ou simplesmente “a engine do Doom”), ambos os jogos se diferenciavam pela ênfase para a temática medieval, se comparados com o clássico DOOM. Já a partir do lançamento do Quake, a engine id Tech 2 foi (re)utilizada para o lançamento das versões seguintes: Heretic II (que não foi muito bem aceito pela crítica) e Hexen II, o qual depois de Quake e Quake 2, se tornou um dos meu jogos favoritos!
Mas infelizmente, apesar da grande aceitação e admiração por parte dos aficcionados que curtiram muito Heretic/Hexen, Hexen III nem sequer chegou a ser cogitado, e tal como Half-Life 3, foi simplesmente abandonado. Só que não: a 3D Realms resolveu lançar Graven, um novo jogo FPS ambientado na temática medieval, que está sendo considerado pela mídia como o sucessor espiritual de Hexen! Mas, diferente dos jogos atuais (que usam e abusam de recursos audiovisuais), Graven terá um pegada mais old-school, sendo baseado na mesma engine que consagrou o grande clássico FPS Quake!
Apesar de adotar uma base antiga e obsoleta, Graven terá um belo visual gráfico, embora seja obrigado a respeitar os limites da engine em questão. O mundo medieval de Graven será representado com uma bela riqueza de cores e detalhes, além de personagens bem construídos para a temática que se propõe. O mesmo se dá quanto a aspectos relacionados a jogabilidade, pois o jogo irá adotar elementos de RPG, possibilitando a evolução do personagem através de upgrades, além de incluir diferentes tipos de magias e outros recursos. Quanto as missões, o jogo também terá as famosas quests e permitirá o jogador curtir o desenrolar das histórias de modo não linear, se assim desejar.
Vai ser interessante acompanhar o lançamento deste jogo e a reação de diferentes classes de jogadores: os mais novos poderão não gostar, por estarem acostumados a gráficos de última geração e mecânicas modernas (embora Graven entregue muitas melhorias que não estavam disponíveis para a época, em vista das limitações técnicas da engine); já os jogadores de meia-idade certamente terão aquela gostosa sensação de nostalgia ou déjà-vu, curtindo um jogo que os lembrarão bastante, os clássicos de sua infância. Da minha parte, confesso que irei comprar o jogo, DESDE que seja oferecido a um bom preço!
Em breve, também teremos WRATH: Aeon of Ruin, outro jogo FPS lançado pela 3D Realms em parceria com a 1C Entertainment, que também entrega uma pegada old-school, adiciona elementos de RPG e uma história não-linear, com várias possibilidades e caminhos para a conclusão das missões. Ele também é inspirado em clássicos como DOOM, Hexen e Quake, além de outros jogos como Duken Nuken 3D e Blood. WRATH:AoR é baseado na engine DarkPlaces, que por sua vez é uma modificação da mesma engine que deu vida ao Quake, acrescentando assim mais melhorias ao visual e entregando a mesma boa jogabilidade. Mas diferente de Graven, este último possui uma ambientação que combina os clássicos elementos encontrados nos jogos pelos quais, ele foi inspirado.
Seja através de Graven ou WRATH:AoR, dêem uma chance para estes jogos e se gostarem, não deixem de curtir também os clássicos já mencionados. Aposto que depois de jogá-los, vocês certamente verão os jogos “com outros olhos”… &;-D
Fontes: Graven [1], [2], [3], [4] e [5] e WRAT:AoR [1] e [2].
Em tempo: mal publiquei esta coluna, chegou ao meu conhecimento, mais um novo título: Dead Templar! Além dos aspectos já inerentes desta “nova” categoria de jogos, Dead Templar também trará diversos aspectos somente encontrados nos jogos modernos da atualidade. Então, o que esperar deste futuro lançamento? &;-D
Fonte: https://www.windowscentral.com/dread-templar-new-retro-fps-inspired-doom-quake-hexen-and-more-coming-early-access-fall