Quanto iniciei os meus estudos na faculdade, o objetivo inicial era se formar na área de desenvolvimento e por em prática, as idéias para o desenvolvimento de aplicativos e até mesmo jogos (cheguei a estudar a API OpenGL). No entanto, um novo mundo se abriu para mim, assim que tive os meus primeiros contatos com o mundo da infraestrutura (pois também era fascinado por hardware)…
O dilema (desenvolvimento vs infraestrutura) só foi completamente resolvido graças a um professor, que me mostrou em sua matéria como funciona as redes de computadores “nos bastidores”. Lá conheci o modelo OSI e a pilha de protocolos TCP/IP, os recursos de infraestrutura necessários, a relação íntima entre os serviços e seus respectivos protocolos de redes, e por aí vai. Infelizmente na minha época, os cursos tecnólogos ainda estavam nascendo e então, fui meio que “obrigado” a concluir a formação de bacharel em sistema de informação.
E desde então, muitos anos se passaram. Mas, com esta reformulação do portifólio de certificações Cisco e as suas inclinações para as soluções de software, eis o inesperado: deveria me dedicar um pouco mais ao desenvolvimento? Neste caso, o meu foco seria mais as ferramentas de scripting, automação e APIs, relacionadas a abordagem SDN (Software Defined Network) e todas as tecnologias envolvidas. Mas não estou me referindo as certificações da carreira DevNet…
A idéia seria me aproximar “aos poucos” das tecnologias em uso, estudando-as sem maiores compromissos para se familiarizar e num futuro não muito distante, decidir se optar ou não por seguir na área. Inclusive, considero até em realizar o exame ENAUTO (Automating and Programming Cisco Enterprise Solutions), o qual faz parte do leque de exames concentration do CCNP Enterprise! Enfim, estas são apenas possibilidades que estão sendo estudadas para um futuro não muito distante.
Até lá, como diz o velho ditado: “muito água vai rolar”… &;-D