De volta aos tempos de WEB designer? Nem tanto! Mas no que…

… depender das recentes demandas profissionais, why not? Durante o período de 2004 a 2007, lancei uma iniciativa batizada de “Linux /home”, com o objetivo de disseminar o uso de sistemas GNU/Linux para PCs desktops, além de promover o meu perfil profissional como prestador de serviços autônomo. Na época, estudei os fundamentos das tecnologias XHTML e CSS, com o objetivo de escrever “na unha” os códigos necessários para criar sites com “puro HTML”. Embora as experiências iniciais tenham sido bem interessantes, na prática acabei abandonando em prol dos CMS (Content Management System), destacando-se o poderoso Joomla!

Ainda assim, os bons resultados alcançados favoreceram bem a minha reputação para a prestação de serviços, já que em algumas oportunidades fui acionado não só para elaborar páginas WEB mais simples (pois direcionava os projetos mais complexos para os “desenvolvedores de verdade”), como também prover suporte para outros tarefas relacionadas: a implementação da pilha LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), a administração de sistemas GNU/Linux (o sistema se estabeleceu como uma tecnologia fundamental para provedores de hospedagem) e a realização de backups e restaurações (inclusive, usando ferramentas nativas de banco de dados).

Tempos depois, me especializei em Infraestrutura de TI e passei a trabalhar apenas como instrutor, por ter sido contratado em definitivo pelo SENAC Rio. Em vista das dificuldades de conciliar as demandas, encerrei as parcerias que havia feito na época, abandonando de vez as atividades relacionadas ao desenvolvimento WEB. Porém, as Redes Definidas por Software (SDN) me fizeram voltar as minhas atenções para o desenvolvimento de softwares, com ênfase na linguagem de programação Python. Desde então, venho acompanhando esta ferramenta no contexto de automação de redes (e nuvem), como também fazendo várias publicações sobre ela.

E o que isto tem a ver com desenvolvimento WEB? Embora o meu foco inicial seja atender aos requisitos das Redes Definidas por Software, à médio e longo prazo pretendo tirar proveito das competências e habilidades que (re)adquiri nestes últimos anos, para o desenvolvimento de aplicações e serviços gerais. Embora tenha feito algumas experiências interessantes com a biblioteca Tkinter, em muitos cenários será mais conveniente adotar uma interface WEB e por isto, tenho dado uma atenção especial para as suas bibliotecas e frameworks, além de ter os conhecimentos em HTML e CSS atualizados e em dia.

Nestes últimos 18 anos, o HTML e o CSS evoluíram bastante. O HTML5 trouxe os elementos semânticos (header, nav, articles, article, section, aside e footer) e uma série de melhorias voltadas para o suporte multimídia, uso de formulários, elementos gráficos (canvas) e armazenamento em cache (para a navegação offline). Já o CSS3 promoveu a implementação de layouts mais flexíveis (flexbox e grid), além de melhorias visuais para diversos elementos, transições e animações. Por fim, até mesmo o JavaScript ganhou uma atenção especial, já que possibilita tornar as páginas WEB mais dinâmicas, sem o uso dos famigerados plugins.

Se um dia, irei desenvolver sites mais sofisticados? Só o tempo dirá… &;-D