Na minha opinião, a Dell é dona das melhores linhas de computadores de grife do mercado! A construção dos seus gabinetes é espetacular (mesmo para as linhas de entrada), as especificações técnicas em geral são boas (apesar de pouco flexível em relação a seleção de componentes e periféricos) e raramente apresentam problemas técnicos. Mas infelizmente, a relação custo vs benefício não é das melhores, em vista dos altos preços das máquinas em questão…
Mesmo assim, não desisti desta opção e continuo acessando regularmente o site de Dell, para analisar as configurações atuais das máquinas disponíveis! Apesar da linha Optiplex atenderem perfeitamente as minhas necessidades (e entregarem uma relação custo vs benefício bem mais interessante), confesso que sou apaixonado mesmo é pela Workstation Precision 3240 Compact! Esta estação de trabalho apresenta um gabinete compacto, dono de uma construção sólida, de altíssima qualidade e belo acabamento, além de oferecer boas opções de componentes.
Eis, o perfil da máquina que montei, com base nas opções disponíveis:
- Processador Intel Core i3-10100T (quad-core, 3.6 GHz e 6 MB de cache);
- Memória RAM de 8 GB (2x 4 GB DDR4 2666 MHz, SODIMM);
- SSD M.2 de 256 GB PCIe NVM (Classe 40) + HD de 1 TB (5400 RPM);
- Placa de vídeo integrada, baseada no IGP Intel Graphics;
- Placa de rede Intel AX201 802.11AX + Bluetooth 5.0;
- Fonte + cabo de alimentação de 240 Watts;
- Adaptador Dell DISPLAYPORT para VGA;
- Sistema operacional Ubuntu Linux 18.04;
- 1 ano de “assistência básica no local”.
Escolhi o Core i3 para economizar na CPU, pois além de oferecer poder de processamento mais que suficiente para as minhas necessidades, posso realizar o upgrade no futuro (se precisar). Quanto a memória RAM, mantive apenas 2 módulos de 4 GB ao invés de 1 módulo de 8 GB, para fazer o uso do dual-channel e maximizar a performance do sistema. Quanto ao armazenamento, o SSD de 256 GB será a unidade principal, além da manutenção de um HD de 1 TB para armazenazenamento de dados em geral. Por fim, inclui uma placa de rede sem-fio e um adaptador para VGA, optei pela fonte de alimentação de 240 Watts (para suportar possíveis futuros upgrades) e retirei o teclado e o mouse.
O valor final ficou em torno de R$ 9.600,00, que apesar de ser algo bem alto para um PC desktop, ainda assim faz jus a excelente qualidade de hardware do equipamento. Inclusive, o próprio site ainda oferece a opção de uso do cupom PRECISION 1000, o qual reduz o valor em R$ 1.000,00. Mas infelizmente, não tenho condições financeiras de bancar uma compra desta magnitude, pois além do alto custo, ainda tenho que considerar o momento ruim que a nossa sociedade está atravessando (por conta da COVID) e os impactos financeiros em vista das restrições para trabalhar ou até mesmo uma possível demissão.
Como dizem no popular: “ah, se eu pudesse (e o dinheiro desse)”! Ainda assim, tenho a esperança de que as coisas melhorem logo e que o mercado volte a se reaquecer, para que estejamos em uma situação financeira melhor e eu possa considerar novamente, a compra de um hardware desta magnitude. Ou ainda, que a própria Dell lance futuras edições desta maravilhosa estação de trabalho e consequentemente, reduza o preço das atuais para um patamar mais acessível. Mas por ora, vou ter que ficar apenas sonhando mesmo!
Pois como dizia um certo enredo de samba: “sonhar não custa nada”… &;-D