E então, conheci o Unreal…

Na postagem anterior, havia comentado as minhas experiências em relação aos jogos FPS, com destaque para o lendário Quake. Apesar de ter ficado muito empolgado com o Doom e curtido bastante o Heretic (o primeiro possui uma temática moderna e o segundo, medieval), ambos não me impressionaram tanto quanto o Quake. Ainda assim, este último visualmente deixava a desejar (mesmo para a época), especialmente a qualidade das texturas…

Na época, a Internet e os sites de notícias não tinham grande alcance e as revistas especializadas eram o principal veículo de notícias sobre a computação pessoal (li muitos as revistas da PC World e Info, além das colunas de Informática jornal o Globo). E a beleza dos jogos executados através da aceleradora gráfica começou a me chamar a atenção, bem como a sua evolução ao longo do tempo. E então, conheci o belíssimo Unreal!

Usando técnicas avançadas de iluminação e sobreposição de texturas, o Unreal era um jogo graficamente muito avançado para a época (1998), com destaque para a boa quantidade de fases e principalmente o tamanho dos mapas. Por fim, pelo fato de usar a API DirectX, também tive menos problemas de compatibilidade, rodando-o com uma certa facilidade com as aceleradoras disponíveis na época (a Diamond Stealth II S2200 e posteriormente a S3 Savage 3D).

Enfim, já havia curtido bastante o Quake (e os demais jogos baseados na sua engine, como o Quake 2 e o Hexen 2) e apesar de estar bastante satisfeito, foi a partir do Unreal que comecei a prestar mais atenção na qualidade gráfica geral. O Unreal não só possuía um belo visual, como também não exigia muitos em termos de memória e processamento (diferente de um tal Crysis que conhecemos).

Uma pena que o Unreal não tinha uma comunidade tão ativa para fornecer mods e fases extras, assimo como também não é tão bem suportado no Linux. Mas no geral, foi outro jogo que me cativou bastante e por algum tempo, me fez esquecer de que existiam os jogos da ID Software. Por fim, adquiri um pacote com a versão gold, que me trazia o Unreal original, a extensão Return to Napali e a versão multiplayer Unreal Tournament.

E depois de alguns anos (continua na próxima)… &;-D