Já havia publicado em outras oportunidades, a minha paixão por equipamentos compactos e bem dimensionado. Pessoalmente, acredito que todo projeto de hardware deve se ajustar as necessidades do usuário. E neste contexto, dentre os produtos lançados no mercado que me chamaram a atenção, está o Zotak Mek Mini!
Diferente dos PCs desktops projetados exclusivamente para jogos, o Zotac Mek Mini é um gabinete ultra-compacto, o qual comporta uma placa-mãe (que não sei dizer ser é mini-ITX ou formato proprietário), um processador octa-core Intel Core i7 de 8a. geração, 16 GB de RAM DDR4, uma placa de vídeo nVidia GTX 2070 low-profile e unidades de armazenamentos, onde uma delas é baseada na tecnologia SSD NVMe M.2 de 240 GB, complementado com um HD tradicional de 2 TB. Sem contar os acessórios adicionais (teclado mecânico e mouse gamer).
Seria mais um PC gaming qualquer, se não fosse o fato do gabinete ter dimensões enxutas: apenas 26,1×25,9×13,6cm! Embora seja muito pequeno, o Mek Mini se destaca por não abrir mão de componentes de alto poder de processamento (os quais geralmente são tirados destes projetos por questões de consumo) e ainda assim, possuir um sistema de refrigeração muito eficiente para compensar o calor gerado. E se não bastassem todas as suas qualidades, o design do gabinete é simplesmente espetacular!
Se antes já havia considerado o PC desktop para a futura plataforma de jogos, agora inspirado pelo Zotac Mek Mini é que estou praticamente decidido a adotá-lo (ainda assim, aguardarei os futuros lançamentos da Microsoft e Sony, para tomar uma decisão)! Obviamente, alguns hábitos da era console serão mantidos, como o uso de joystick e manter o equipamento dedicado exclusivamente para rodar jogos (se bem terei de lidar com a tentação de rodar outros softwares).
Mas só daqui a alguns anos… &;-D