Praticamente todas as empresas que desenvolvem tecnologias, produtos e serviços, possuem uma linha de certificações de TI, voltada para reconhecer e habilitar os profissionais especializados nestas soluções. Muitas delas, são reconhecidas no mercado e possuem um enorme peso para o currículo dos profissionais de TI, tornando estes especialistas diferenciados em relação aos demais. No entanto, não me lembro de ter visto as certificações do Google, em publicações sobre as maiores certificações de TI “generalistas” disponíveis no mercado…
Confesso que até então, não imaginava que a empresa tivesse um leque de certificações de TI de cunho geral (que compreeendem várias áreas ou setores) ou que ainda, elas existissem e/ou tivessem uma certa badalação (afinal de contas, estamos falando do Google), sendo a excessão por conta das certificações voltadas para as especializações em nuvem. Mas, em vista da instituição em que leciono estar promovendo novos cursos preparatórios para diversas certificações (e uma delas é justamente a Google Cloud Foundations), resolvi tirar um dia para pesquisar sobre elas. Quem sabe, talvez eu faça algum treinamento? 😉
Eis, as minhas descobertas: o Google possui de fato, uma modesta linha de treinamento para a obtenção de certificações de TI, as quais são divulgadas em sua página “Grow with Google”! Dentre elas, estão a IT Support (infraestrutura & suporte técnico), a Cybersecurity (segurança cibernética), a Data Analytics (coleta, transformação e organização de dados), a Project Management (gestão de projetos), a UX Design (design de produtos) e a Digital Marketing & E-commerce (marketing digital). Seus respectivos cursos oficiais são onlines e no formato auto-didata, além de serem hospedados na plataforma Coursera.
Como sou especializado em infraestrutura, resolvi dar uma olhada no perfil dos cursos IT Support e CyberSecurity, acessando as suas respectivas páginas da plataforma Coursera, apenas para fins de curiosidade. O primeiro, é composto por uma série de 5 mini-cursos, com a sua carga horária de 144 horas; já o segundo, é composto por 8 mini-cursos e 171 horas de carga horária. Os demais cursos também possuíam uma estrutura similar, sendo compostos de vários mini-cursos com durações médias de 20h a 30h, além desses treinamentos serem planejados para durar algo em torno de 6 meses, caso os estudantes dediquem por 10h semanais.
No geral, são cursos classificados como fundamentais, voltados para os estudantes que possuem pouca ou nenhuma experiência relacionada a TI, além de serem indicados para aqueles que queiram dar os seus primeiros passos nas áreas correlacionadas. Ao final do treinamento, eles irão receber os badges referentes a conclusão dos cursos e estarão aptos a se submeterem aos exames oficiais para obter as certificações desejadas. Eis, a surpresa: tais cursos são alinhados para atender aos requisitos de certificações de terceiros, como é o caso da CompTIA A+ (IT Support) e CompTIA Security+ (CyberSecurity)!
E olha que já gastei fortunas, para obter os livros oficiais… &;-D