Em breve, teremos uma nova literatura baseada na certificação CCNA!

Como muitos já sabem, 2020 e 2021 foram anos bem difíceis para muitas pessoas do mundo inteiro, em vista da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID19). Embora eu já tivesse uma situação financeira relativamente estável e não tenha sido tão afetado pelos impactos causados pelo isolamento social, para mim este foi um período um pouco complicado, em vista do tédio de ter que ficar trancado em casa e sem fazer nada (além de estudar e jogar videogame). Por isto, decidi aproveitar o tempo disponível para trabalhar em alguns projetos pessoais, os quais estavam “encalhados” em vista da minha complicada agenda…

Dentre eles, desenvolvi uma nova literatura baseada nos tópicos da certificação CCNA: o “SuperLab” (título provisório)! Ao invés de apresentar todo o conteúdo didático e promover uma série de atividades práticas simples (tal como os demais livros que se encontram disponíveis no mercado), o diferencial desta obra está na proposta de um ÚNICO e COMPLEXO laboratório, o qual será bem mais DESAFIADOR para os estudantes! Este por sua vez, irá exigir a implementação de praticamente todos os protocolos e serviços cobertos pela atual versão da certificação (7.0), além de ser desenvolvido através do simulador de redes Packet Tracer.

De início, foi desafiador conceber o laboratório de referência, pois além da grande quantidade de dispositivos & conexões, foi necessário elaborar diferentes designs para representar as principais infraestruturas de redes (CENTRAL, FILIAL e TERCEIROS), de forma ilustrativa para exemplificar os conceitos cobertos pelo CCNA. Inclusive, eles também foram criados para promover a implementação dos protocolos e serviços de forma diferenciada em cada infraestrutura: as VLANs, o Spanning-Tree, o EtherChannel e o roteamento (estático e dinâmico), terão configurações distintas, de acordo com o perfil de cada infraestrutura.

Já a literatura, esta foi concebida de forma estruturada para apresentar os principais conceitos de forma pontual, rápida e fluída, descrevendo apenas o essencial para o entendimento das tecnologias e seus respectivos protocolos, cobertos pela certificação CCNA. A seguir, são ilustrados pequenos exemplos práticos para auxiliar na compreensão dos tópicos abordados, os quais também podem ser utilizados pelos estudantes para que eles possa treinar, se assim desejarem. Por fim, uma seção final intitulada “Atividades” descreve os exercícios referentes as etapas que deverão ser executadas, para realizar a criação deste grande laboratório!

Para propor as atividades, foi necessário executar o laboratório de referência para conferir o seu funcionamento, que por sua vez me exigiu bastante em termos de planejamento, conhecimentos, habilidades e organização, além da necessidade de atender aos aspectos didáticos. Conceber um cenário no qual todos os serviços de redes funcionassem de forma coordenada e sincronizada, não foi fácil! Muitas vezes, fui obrigado e rever o cenário e os designs das infraestruturas, promovendo os ajustes necessários para que as suas implementações funcionem de fato! Apesar de já estar bastante adiantado (+/- 90%), ainda faltam algumas pequenas tarefas a serem feitas, mas nada que não resolva em alguns dias (se a minha agenda permitir).

Mesmo assim, talvez possa fazer mais mudanças de última hora neste laboratório!

Por fim, também busquei o auxílio de outros profissionais que trabalham no mesmo ramo, para dar uma conferida no laboratório, além da descrição da atividades propostas. Dentre eles, está o meu amigo e colega de trabalho Wellington Gonçalves (que inclusive estará registrado como um dos autores da obra), que por sua vez foi fundamental na organização da atividade referente a montagem do cenário (pois foi ele quem criou as tabelas de referência), além de ter feito a implementação do controlador para os pontos de acesso lightweights (LAPs) e algumas revisões pontuais. Ainda assim, o seu trabalho também não terminou…

Em suma: paciência! Pois até o lançamento, ainda temos um bom caminho… &;-D