Então… como foi a sua última Black Friday? Pois infelizmente…

… a minha não foi das melhores! A Black Friday aconteceu ontem (25/nov) e como de praxe, várias lojas (físicas e onlines) ofereceram diversos produtos de seus catálogos, algumas até com descontos “irresistíveis”! Embora eu faça parte de uma classe de consumidores bem “seletiva” em relação a aquisição de produtos (prezo pela boa qualidade, mas também não abro mão do bom preço), também não deixo de acompanhar as ofertas e promoções que aparecem por aí…

Pois pretendo trocar o meu bom e velho nettop, que está com +7 anos!

O problema é que estou com uma série de dificuldades para encontrar PCs desktops de boa procedência, que não só me ofereçam uma boa seleção de componentes, como também estejam bem acomodados em um gabinete ultra-compacto e estiloso, tal como é o Dell Workstation 3260. E por falar nele, eis a minha primeira decepção: estava torcendo para que alguma unidade estivesse disponível durante esta semana e por isto estive acompanhando atentamente o site da Dell para alguma possível promoção. Para a minha infelicidade, nem sequer existem mais no estoque!

Já em relação as demais máquinas vendidas no mercado, a grande maioria são dotadas de arquiteturas defasadas, sem contar ainda os perfis de configuração que também não me agradam e não raro, os preços surreais pelos quais são comercializados (mesmo em plena Black Friday)! Até cheguei a encontrar alguns PCs ultra-compactos da série Intel NUC que atendem aos meus propósitos, os quais também estão sendo vendidos por um bom preço. O problema são os “fabricantes”: Aspiring, GEEK+, HUNSN, WEELIAO e “outros bichos”… Sério?

Se os PCs de fábrica não atendem aos meus requisitos, pelo jeito vou ter que “apelar” pela montagem do meu próprio equipamento! Em tese, esta seria a melhor das opções, em virtude da maior flexibilidade para a escolha dos componentes, além de entregar uma relação de custo vs benefício bem mais interessante. Porém, também teremos maiores probabilidades de ocorrerem defeitos e/ou problemas de compatibilidade. Para variar, ainda teremos que lidar com a dificuldade de encontrar algumas peças essenciais para a sua montagem!

No meu caso, estes são os gabinetes. São poucos os modelos que adotam um formato ultra-compacto, embora suportem o padrão mini-ITX. Além disso, muitos deles são projetados com a fonte de alimentação integrada, os quais geralmente deixam a desejar em relação a sua qualidade e construção. Já os poucos que dão opção para a instalação de uma fonte de alimentação, adotam um formato slim que além de serem difíceis de encontrar, também são de qualidade duvidosa. Por fim, até existem alguns bons modelos, mas por custarem mais de mil reais…

Por ora, vou mantendo o meu bom e velho nettop enquanto puder (e ele atender as minhas necessidades). Mas assim que aparecer um bom PC desktop ultra-compacto ou um gabinete mini-ITX que atenda aos meus requisitos, não perderei tempo para fazer a sua aquisição. O problema é que dependendo da época em que fizer estas compras, talvez já não tenha acesso as ofertas e liquidações que só encontramos nas Black Friday! Mas tudo bem. Ao menos, torço para que este futuro equipamento me deixe ao menos satisfeito.

Uma pena, pois sonhava tanto com uma Dell Workstation… &;-D