Existe vida além da Cisco?

É praticamente impossível estudar redes de computadores sem passar pelos produtos e tecnologias desenvolvidos pela Cisco, que por sua vez é a maior fabricante de equipamentos da categoria (e em breve, também será uma grande fornecedora de plataformas e serviços baseados em software). No entanto, também não podemos ignorar as demais fabricantes do mercado…

Então, existe vida (profissional) além da Cisco? Dispor de conhecimentos técnicos (e certificações) para produtos e serviços de empresas como a Juniper, a F5 Networks, a Nokia, entre outras de menor porte, podem fazer uma grande diferença na vida profissional de um especialista em infraestrutura de redes? Pessoalmente, estou fortemente inclinado a acreditar que sim!

Há tempos, tenho o interesse de conhecer as soluções desta (e outras empresas). Por exemplo, já tive contato com colegas que trabalharam com os equipamentos da Mikrotik e estes elogiaram muito a qualidade, a boa performance e a estabilidade destes produtos. E sabendo que a base de software que roda nestes produtos é baseado em soluções livre como o kernel Linux…

Eis, uma grande paixão da minha vida! O bom e velho pinguim se tornou uma figura onipresente em qualquer tipo de dispositivo computacional existente e certamente não seria diferente para os equipamentos de redes. Inclusive, a própria Cisco o utiliza para “dar vida” a alguns de seus produtos, com destaque para o seu sistema IOS XE, que basicamente combina as ferramentas do IOS rodando sob um kernel Linux. Portanto, entender de Linux é fundamental.

Outras competências relacionadas também se fazem necessárias. Por exemplo, a compreensão das tecnologias e conceitos de cabeamento estruturado, bem como a implementação, a administração e a manutenção desta infraestrutura, é também outro grande pilar em redes de computadores. Por fim, não poderemos nos esquecer a administração de serviços de redes, seja baseados em servidores locais (reais ou virtuais) ou em núvem!

Em suma: apenas certificações Cisco não basta… &;-D