Que a Cisco é a maior fabricante de equipamentos para redes do mundo, isto todos já sabem! Além dos produtos de alta qualidade e da bela oferta de serviços, ela também se destaca pelo desenvolvimento de protocolos e tecnologias de redes, além de patrocinar uma poderosa plataforma de ensino, entre outras inúmeras ações educacionais relacionadas a Tecnologia. Por fim, as suas certificações são as mais procuradas do mercado, tornando os profissionais que a conquistaram bastante desejados pelas empresas!
Apesar disso, ela não é a única empresa no setor: existem outras empresas que oferecem bons produtos & serviços, mas que não são tão conhecidas e/ou populares, devido a grandeza da Cisco (que acaba ofuscando as demais). Vou mais além: muitas vezes, elas entregam uma relação de custo vs benefícios até mais interessante! Por isto, esta coluna será dedicada a empresas como a Juniper e a Mikrotik (embora existam outras importantes no mercado).
Embora a Juniper seja uma empresa bem menos expressiva, ela também atua no mesmo ramo que a Cisco, oferecendo a mesma categoria de produtos e serviços. Porém, difere-se por prover uma relação de custos vs benefícios bem mais interessante, combinando preços acessíveis a qualidade razoável, sendo bastante utilizados por empresas de pequeno a médio porte. A Juniper também possui um programa de certificação próprio (JNCP), o qual também oferece uma trilha para seguir e uma linha de certificações de acordo com a área.
Já a MikroTic é uma empresa ainda mais modesta, situada na (Letônia) e criada no mesmo ano que a Juniper (1996). Ela se destacou bastante no mercado, por oferecer uma linha de produtos para tecnologias de redes sem-fio (embora também ofereça routers e switches), sendo bem popularizada em provedores de acesso (ISPs) e empresas que oferecem serviços de acesso através de conexões sem-fio (hotéis, estações, pousadas, etc). Tal como a Juniper, ela também possou o seu próprio programa de certificação, no qual a MTCNA se tornou a base delas.
O mais interessante é que ambas as empresas desenvolvem e mantém os seus sistemas operacionais (JunOS e RouterOS) com base no kernel Linux & FreeBSD, embora nem todas as partes de código estejam disponíveis, sob os termos de uma licença livre. Tal como o Cisco IOS, eles também suportam interação tanto via linha de comando quanto interface gráfica, possuem uma arquitetura modularizada (permitindo a instalação de pacotes e serviços adicionais) além de estarem preparados para estes novos tempos de redes SDN!
O que estas empresas têm de especial (ao ponto de dedicar uma coluna)?
Como profissional de TI (especializado em Infraestrutura), tenho que estar antenado sobre tudo relacionado a minha área de atuação. Já tempos, já havia notado que tanto a Juniper quanto a MikroTik, possuem uma certa presença no mercado nacional e em algumas oportunidades, também me deparei com propostas de emprego e solicitações de serviços (as quais tive que recusar). Por isto, há tempos tenho o desejo ampliar o meu conhecimento técnico para estas marcas, procurando por treinamentos e materiais técnicos/didáticos especializados.
Pois como costumava dizer um certo amigo: “aprender nunca é demais”! &;-D