Apesar das dificuldades e empecilhos iniciais, o lançamento de um título da série Fallout voltado para o multiplayer trouxe inovações bem interessantes, além de novas mecânicas muito bem vindas! Além de podermos jogar em modo cooperativo e firmar parcerias cooperativas com outros jogadores, Fallout 76 também possibilitou a criação de acampamentos para que possamos nos estabelecer neste novo mundo pós-apocalíptico (afinal de contas, somos sobreviventes de um holocausto nuclear)…
Para isto, temos o C.A.M.P. (Construction and Assembly Mobile Platform), uma plataforma móvel para a montagem e construção de uma estrutura, a qual nos permite estabelecer um lar (seja provisório ou definitivo) e através dela, contar com todos os recursos essenciais para a nossa sobrevivência! Podemos extrair recursos naturais, cultivar alimentos e criar animais, dispor de oficinas para a criação e customização de diversos itens (armas, armaduras, munições, suprimentos, etc) e até mesmo torná-lo um lugar mais aconchegante!
Em relação a este último aspecto, Fallout 76 se torna um jogo especial por fornecer inúmeros objetivos para a personalização dos C.A.M.P.s! Os jogadores por sua vez, terão que obter planos (blueprints) para “aprender” a criar tais objetos, os quais podem ser elementos de construção (muros, telhados, portas, escadas, bases, etc) ou apenas decorativos (camas, armários, quadros, enfeites, etc). Boa parte destes planos são obtidos diretamente no jogo (sejam encontrados “por aí” ou concedidos pelos NPCs após a conclusão de missões, ao passo que outros podem ser adquiridos através da Atomic Shop (uma loja virtual).
A flexibilidade (e variedade) é tal, que possibilita os jogadores a criarem os mais belos e incríveis C.A.M.P.s, os quais geralmente são homenageados pela própria Bethesda (através da série de postagens C.A.M.P. Creations) ou por youtubers famosos, como InnoSurvivalist e Lone Vault Wanderer. Porém, um aspecto que me incomoda bastante em relação aos C.A.M.P.s já feitos, é o tamanho das construções: no geral, elas são gigantescas e possuem uma série de itens em sua construção. Apesar de bonitos, em geral muitos acabam se mostrando confusos e redundantes. Por isto, considero o MEU próprio C.A.M.P. muito especial!
Diferente dos demais, o meu C.A.M.P. é minimalista, baseado em apenas 7 blocos de construção! Dois deles são utilizados no fundo da construção, para servir de base para a sustentação do grande gerador de energia baseado em fusão. Outro bloco é utilizado na frente da construção como uma escada, pois resolvi colocá-los em um patamar acima do solo, em vista das suas pequenas irregularidades. Por fim, os demais 4 blocos são utilizados para estabelecer o seu interior, que por sua vez é subdividida em 4 ambientes: entrada, sala, cozinha e quarto!
Neste C.A.M.P, praticamente todos os elementos utilizados são apenas cosméticos, selecionados para tornar a cabana mais aconchegante! As excessões ficam por conta do fogão de cozinha (utilizado para preparar os alimentos), além da máquina de venda (para itens sobressalentes que não preciso mais) e dos armários & baús (para a guarda dos pertences), bem como um poço externo para a extração de água suja. Por fim, na parte externa também estão três turrents, os quais ficaram responsáveis pela defesa do C.A.M.P. contra as ameaças externas.
E até hoje, não vi nenhum outro belo C.A.M.P. baseado neste perfil… &;-D