Eis, a realidade: está ficando mais difícil encontrar profissionais de TI qualificados no mercado! E esta situação está ficando mais complicada, de acordo com o segmento do mercado e a área de atuação destes profissionais. Na gestão & segurança da informação, a evolução tecnológica, o crescimento do acesso de banda-larga, a proliferação dos serviços “nas nuvens” e a diversidade de dispositivos finais, promoveram uma série de benefícios para a humanidade, ao mesmo tempo que também trouxeram uma série de novos desafios para a segurança…
“O Programa CiberEducação Cisco, a iniciativa líder do gênero no Brasil, é dividido em fases e oferecerá formação profissional a estudantes, bem como ofertas de estágio e trabalho. A primeira fase é a Maratona CiberEducação – Edição 30 anos Cisco Brasil, uma maratona de treinamento que visa estimular e capacitar alunos no curso “Segurança de Endpoint” na plataforma Skills for All, nova experiência educacional do NetAcad. As academias e os instrutores que apresentarem o maior número de estudantes concluintes da maratona receberão prêmios exclusivos.”
— by Cisco.
Os cibercriminosos não só estão se tornando mais poderosos e sofisticados, com também dispõem de muito mais recursos tecnológicos para promover as ameaças cibernéticas (e tirar proveito de suas ações criminosas). Por isto, muitas empresas e instituições tem investido cada vez mais em programas voltados para os futuros aspirantes a profissionais de TI, para se especializarem em áreas voltadas para a gestão & segurança. No caso da Cisco (maior fabricante de redes no mundo), ela promove há algum tempo o seu programa Cisco CiberEducação Brasil, que por sua vez chegou em sua 8a. edição, além de comemorar 30 anos!
Para fazer parte do programa, será necessário ser inscrito por uma academia parceira e acompanhar a maratona de treinamentos que serão oferecidos pela iniciativa. E o relógio está correndo: além das inscrições já estarem abertas, a maratona irá começar a partir do próximo mês (4/mar) e os estudantes terão o prazo de 20 dias (até 24/mar) para concluir o curso “Segurança de Endpoint”, oferecido pela plataforma Skills for All. Após este prazo (27/mar), os instrutores deverão enviar um relatório dos estudantes que concluíram o curso. Além disso, os estudantes também receberão um certificado de conclusão do treinamento.
A partir do outro mês (22/abr), a iniciativa irá anunciar as academias participantes e os instrutores vencedores, com base na quantidade de estudantes que concluíram os treinamentos propostos pela maratona. A premiação será a concessão de vouchers que correspodem a 100% para o abatimento dos custos para os exames de certificação Cisco. Parece pouco? Nem tanto: em geral, tais exames custam a partir de 300 dólares e nestes tempos em que o dindin “não cai do céu” ou “não nasce em árvore”, eles serão muito bem vindos! E agora, vem a melhor parte: estarei lá (pelo SENAC Rio) como um dos instrutores selecionados, para conduzir os processos de gerenciamento, acompanhamento, engajamento e auxílio, para os estudantes inscritos.
O que mais posso dizer? Participem! Além desta ser uma ótima oportunidade para iniciar uma nova carreira em TI (ou se aperfeiçoar nesta área de atuação), os estudantes também poderão dar continuidade aos estudos seguindo a trilha CCST CyberSecurity e os cursos promovidos por ela (inclusive, o “Segurança de Endpoint” é um deles e por isto, não será necessário refazê-lo novamente). Esta formação poderá ser feita tanto no modo autodidata quanto no modo “liderado por instrutor” e neste último caso, teremos a opção de procurar uma instituição parceira. No Rio, o SENAC já o oferece em seu catálogo de cursos.
Sem contar o “risco” de conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho… &;-D