Durante esta semana, vários sites internacionais anunciaram uma promoção imperdível, para a compra do Xbox Series S: por apenas US$ 250 (notem que não coloquei o termo apenas entre aspas), você poderá levar um console de última geração para casa e rodar os jogos mais modernos em definição Full-HD! Para se ter uma idéia do quanto o hardware é barato, uma simples placa de vídeo intermediária não sai por menos de US$ 300, sem contar ainda a necessidade de comprar os demais componentes, para a montagem de um PC desktop dedicado para jogos…
Para variar, a própria Microsoft não informa a relação de vendas entre o Xbox Series X e S, apesar de estimar a maior venda do modelo mais barato, em virtude da excelente combinação com o serviço Game Pass. Por fim, a escassez de componentes eletrônicos também favorece o Xbox Series S, já que ele é um dispositivo mais simples que o modelo mais poderoso, além de não dispor de unidades ópticas. Embora os números estejam a favor do modesto console, existe um aspecto importante que muitos analistas ignoram, até o presente momento…
O sucesso de vendas alcançado pelo Xbox Series S poderá influenciar (muito), a definição das novas especificações técnicas, dos futuros consoles de videogames. Há tempos, sabemos que os consoles JAMAIS alcançarão os PCs desktops em termos de qualidade gráfica, já que estes últimos são mais flexíveis em relação a atualizações de hardware. Ao mesmo tempo, sabem sabemos que a grande maioria dos usuários NÃO utilizam a definição 4K para a reprodução de jogos. Então, porquê não mudar a abordagem e investir em consoles mais baratos e econômicos?
Se o Xbox Series S vender (bem) mais que a versão X, na prática ele se tornará o principal console da Microsoft e por isto, os novos títulos lançados para esta plataforma serão priorizados para rodar este console, sendo otimizado para o modelo mais poderoso posteriormente. E dado o avanço das tecnologias que promovem o aumento da resolução através do uso de Inteligência Artificial, será perfeitamente possível ver o próprio Xbox Series S produzir imagens em 4K “de mentirinha”, comparável ao 4K “de verdade” produzido pelo Xbox Series X!
Imaginem um futuro console, o qual será designado para rodar jogos em definição Full-HD (a qual é a mais utilizada atualmente), ao mesmo tempo em que poderá ser reproduzido em TVs dotadas de resolução maior (QHD ou 4K), através do uso das tecnologias FSR (AMD) ou DLSS (nVidia) para a ampliar a resolução, sem a perda agressiva da qualidade de imagem? Se notar as diferenças entre a definição Full-HD e 4K em uma TV com menos de 60 polegadas a uma distância de 3 metros já é algo “complicado”, será ainda mais com a adoção destas tecnologias! E vídeos comparativos no Youtube existem aos montes, para comprovar esta afirmação…
Para que este futuro console tenha sucesso, ele deverá dispor do mesmo perfil do atual Xbox Series S: poderoso “o suficiente” para executar os jogos de última geração (com suporte a RTX, em Full-HD e 60 FPS), dotado de um design compacto e elegante, oferecer o suporte para as tecnologias de escalonamento de imagem e por fim (acima de tudo), ser acessível para a grande maioria dos usuários, custando no máximo 300 dólares! Combinado com serviços como o Microsoft Game Pass ou o futuro Sony Spartacus, quem é que não gostaria de ter um console assim?
Mas algo me diz, que será a Nintendo que dará este novo passo… &;-D