Há tempos, o Minecraft está precisando de um bom trato no visual!

Se existe um jogo que elevou a moral dos jogos casuais a um “oto patamar”, este é o Minecraft! Lançado pela Mojang Studios em 2009 e adquirido posteriormente pela Microsoft, ele conquistou o mundo inteiro graças a suas particularidades, como a criação procedural do cenário, a riqueza de elementos a serem extraídos para a criação de itens personalizados e o seu modo de sobrevivência desafiante, apesar de não entregar tarefas e objetivos específicos. No entanto, a sua principal inovação também acabou se tornando a sua grande limitação…

Me refiro a qualidade gráfica: diferente dos demais jogos, o Minecraft se destaca por utilizar blocos tridimensionais, para a representação dos elementos que compõem o mundo aberto. Se por um lado a adoção deste sistema “facilita” a criação de construções por parte dos usuários (por lidar com objetos mais simples), por outro ele impacta de forma bastante negativa em sua qualidade gráfica, pois além do jogador “ver tudo quadrado”, as texturas adotadas também não tornam o visual do jogo mais agradável. Felizmente, poderemos aplicar novas texturas personalizadas para amenizar estes problemas (gosto muito das texturas plásticas), mas ainda assim elas não resolvem a questão.

Então, a Microsoft (e a Mojang Studios) deveriam promover uma reformulação geral para melhorar a qualidade gráfica do jogo? Não me refiro a mudanças drásticas em seus elementos visuais (ele pode continuar “quadradinho” do jeito que sempre foi), mas trazer melhorias que melhorem o visual em termos gerais. Por exemplo adotar contornos mais suaves e texturas melhores para a representação dos blocos, tal como faz o jogo Portal Knights ou redefinir a maneira como esses blocos são criados e personalizados. Felizmente, algumas melhorias já estão a caminho, como a adoção da tecnologia Ray-Tracing (para uma iluminação mais realista), além de otimizações para a nova geração de consoles.

Como opção alternativa, talvez possamos nos valer da utilização de modificações (MODs) de terceiros, para atingir a estes objetivos! Por exemplo, o portal The Gamer publicou uma lista com 10 MODs interessantes, os quais melhoram de forma significativa diversos elementos do jogo: Faithful (texturas em alta resolução), Slidur’s Vibrant Shaders (sistema de iluminação), Fast Leaf Decay (animações gráficas), Serene Seasons (estações), Dynamic Surroundings (imensão audio/visual), Better Animals Models (animais), Neat (elementos de RPG), Dramatic Skys (imagens realistas), SEUS Renewed (sistema de iluminação) e Optifine (otimizações gerais para a melhor performance e/ou visual).

Com o passar dos anos, confesso que o meu entusiasmo em relação ao “jogo de bloquinhos” caiu bastante. Se antes, ele era um dos jogos que eu mais curtia na época em que era dono dos consoles PlayStation Vita e Xbox 360, tempos depois após trocá-los pelo console Xbox One (o qual fiquei por quase 5 anos) eu mal tocava nele! Com o lançamento do Xbox Series S e a promessa de novas otimizações (com destaque para o uso de tecnologias modernas, como o Ray-Tracing), cheguei a considerar a possibilidade de curtí-lo regularmente. Mas infelizmente, estas promessas não foram cumpridas. Ainda assim, as (minhas) expectativas continuam sendo altas!

Quem sabe, contar com um personagem mais simpático e menos sizudo? &;-D