Inovação no “mercado” de SPAMs? De uns tempos para cá, passei a…

… observar mais atentamente, as mensagens de SPAMs que até então eram armazenadas em uma pasta reservada para este propósito. Por não usar os serviços de correio eletrônico tradicionais (Gmail, Outlook e outros), sou obrigado a configurar os filtros anti-SPAM tanto do meu provedor de hospedagem (pois utilizo um domínio próprio), quanto do meu cliente de e-mail (o Evolution utiliza tanto o Bogofilter quanto o SpamAssassin par este propósito). Infelizmente, muitos e-mails autênticos ainda acabam sendo marcados como SPAM…

O que me chamou mais a atenção nestes últimos dias, foi ter recebido mensagens que se não tivessem sido classificadas como SPAMs, poderiam ser consideradas até mesmo legítimas, dado uma série de aspectos interessantes. Por exemplo, continuo recebendo muitas propagandas de produtos e serviços de portais de vendas em que já fiz compras (mesmo apesar de já ter solicitado o cancelamento), as quais são precisas o suficiente para me direcionar as categorias do meu interesse. Tão bem feitas, que dá até mesmo vontade de revisitar os sites e conferir as promoções!

Os SPAMs que traziam conteúdos inapropriados como “soluções para resolver problemas de impotência sexual” ou “fotos do último Big Brother Brasil”, que até antes eram muito frequentes, nem sequer tenho visto mais deles! Até mesmo os antigos SPAMs de golpes clássicos como o do “príncipe nigeriano que necessita da sua ajuda” ou de “boa soma de dinheiro para receber de herança” também não tenho visto mais, já que eles geralmente são inverossímeis demais para ter credibilidade. Ainda assim, muitas pessoas leigas acabam caindo nestas armadilhas e tomado bastante prejuízos.

No lugar deles, têm crescido bastante os SPAMs de golpes voltados para a extorção, como são os casos de contaminação por ransomwares (para os quais, o atacante obriga as vítimas a fazerem depósitos para o resgate dos seus dados). Alguns mais sofisticados, os quais geralmente envolvem o nome completo da vítima, o seu e-mail eletrônico e uma senha de uso pessoal (que apesar de antiga, foi vazada de alguma forma) solicitam que as vítimas também façam depósitos para que os vídeos gravados pela sua webcan não sejam divulgados, justamente em momentos em que elas estavam “relaxando”

Para se ter uma idéia do seu grande impacto na vida dos usuários e das empresas que utilizam o correio eletrônico, estima-se que 90% das mensagens eletrônicas são classificadas como SPAM. Também me Lembro dos meus primeiros tempos que utilizava os serviços disponíveis na época (como o BOL e o Yahoo!), os quais não possuíam filtros de anti-SPAM eficientes e por isto, me causavam muitos aborrecimentos, pois eles inundavam a minha caixa de entrada com mensagens indesejáveis e consumiam todo o espaço disponível (limitados a 10 MB). Felizmente, eles deixaram de ser uma grande dor de cabeça nos dias de hoje.

Ainda assim, me incomodam de vez em quando… &;-D