Mais uma habilitação na conta: em breve, irei me tornar instrutor…

… oficial da Furukawa! Há +10 anos, o SENAC Rio e a Furukawa estabeleceram uma parceira, com o objetivo de oferecem os treinamentos oficiais para os estudantes obterem as certificações Furukawa Data Cabling System (voltadas para os técnicos de campo que queiram desenvolver as suas habilidades na instalação de sistemas de cabeamento estruturado) e Furukawa Certified Professional (voltadas para profissionais que desejam projetar, instalar e manter redes de cabeamento estruturado). Mas antes, seria necessário treinar, certificar e preparar os instrutores da instituição, para que eles pudessem lecionar nestes cursos…

Na época, não havia sido selecionado para fazer parte deste seleto grupo de instrutores. Ao invés disso, fui direcionado para outro grupo de instrutores que foram designados para lecionar nos cursos voltados para as certificações Red Hat Certified System Administrator (RHCSA) e Red Hat Certified Engineer (RHCE), sendo esta uma outra parceria estabelecida entre o SENAC Rio e a Red Hat Software. Mas infelizmente, todos estes cursos não foram bem sucedidos aqui no Rio de Janeiro e por isto, deixaram de ser oferecidos tempos depois.

Embora fosse um “linuxer de carteirinha” e entusiasta do Software Livre, o meu maior interesse estava na obtenção das certificações da Furukawa e mesmo não tendo sido selecionado para fazer parte do quadro de instrutores oficiais, ainda assim fiz por conta própria os treinamentos exigidos para obter estas certificações, na esperança de que também pudesse ser habilitado como instrutor oficial posteriormente (o que acabou não acontecendo). Foi assim, que conquistei três das quatro principais certificações existentes na época: além das duas já mencionadas, tirei a FCP Optical Fiber (e ainda estou devendo a FCP Master).

No final do ano passado, recebi um convite (por e-mail) dos representantes da empresa no Brasil, para me tornar um instrutor oficial da Furukawa no Rio de Janeiro, com o objetivo de atender as demandas locais de treinamento prático com base na certificação Furukawa Data Cabling System. Nem é preciso dizer que fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo, pois apesar de gostar muito desta área, já estava considerando até mesmo abandonar estas certificações e me concentrar em outras áreas que me dessem maior retorno, como a Computação em Nuvem, as Redes Definidas por Software e Computação Geral (escritório e produtividade).

Para ser habilitado como instrutor, será exigido do candidato passar por determinados processos exigidos pela empresa, como refazer o treinamento (online) e o exame final para a certificação proposta, além das práticas de laboratório. Até o momento, já fiz o treinamento e fui aprovado no exame. No próximo mês, será agendado um encontro para que eu possa fazer as práticas de laboratório e se tudo der certo (ou não houver algum imprevisto), terei mais uma bela credencial em meu perfil profissional. Atualmente, sou instrutor oficial da Cisco (CCNA e CyberSecurity), CompTIA (A+, Network+ e Security+) e AWS (re/Start).

Como já havia dito anteriormente, a certificação Furukawa Data Cabling System é designada para os técnicos de campo, os quais serão responsáveis por realizarem a instalação de um sistema de cabeamento estruturado. Ela é mais direcionada para o cabeamento metálico (cabos par-trançado de cobre) e os profissionais aptos para estas tarefas deverão ser capazes de manusear os cabos, bem como todo o sistema de suporte (armários, patch-panels, organizadores, etc), de acordo com as normas vigentes, além de fazer as conectorizações e realizar as medições necessárias, para conferir o perfeito funcionamento da infraestrutura.

FCP Master? Uma pena que ela já não existe mais… &;-D

Leave a Comment