MinisForum: seria esta, uma excelente alternativa para mini desktops?

Na minha opinião, existem apenas três grandes fabricantes de PCs “de grife”: a Dell (o maior deles), a HP e a Lenovo. Todas eles contam com uma boa variedade de equipamentos, os quais destacam-se tanto pelos gabinetes estilosos, quanto pela qualidade de construção e especificações de componentes relativamente modernas. Mas apesar de estar satisfeito com as suas linhas de produtos, ainda assim tenho certas dificuldades para encontrar o meu “PC ideal”

Por isto, passei a observar mais de perto os fabricantes alternativos que, apesar de não terem uma forte presença no mercado, ainda assim entregam bons produtos a custos relativamente acessíveis. Dentre eles, estão os fabricantes asiáticos que apesar de não terem uma boa reputação em relação a qualidade, também não tem deixado a desejar neste quesito, segundo alguns relatos de colegas e familiares. Eu mesmo até adquiri um mini PC da marca Soyo para fins de testes e confesso que até o momento, estou gostando muito do equipamento!

Destes, o que mais tem me impressionado é o MinisForum. Este fabricante chinês se especializou na construção de produtos belos, compactos e estilosos, ao mesmo tempo que entrega perfis de configurações bem delineados e funcionais. Diferente dos demais fabricantes tradicionais (que na grande maioria das vezes, somente monta produtos com unidades de processamento da Intel), a MinisForum possui linhas de mini PCs que utilizam tanto produtos da AMD quanto da Intel.

Dos equipamentos que mais admiro, estão o novo MC560-A (em formato torre e com uma webcan integrada, sendo voltado para o uso em webconferências), o Neptune HX99G e o Minisforum NAD9 (ambos voltado para entusiastas e que necessitam de bom poder de processamento, apesar de oferecerem apenas o vídeo integrado). O que todos eles possuem em comum? Além do belo design, construção sólida e boas especificações técnicas, não são tão estreitos (o que propicia uma boa refrigeração) e de quebra, ainda possuem suporte para “fica de pé”!

Já para aqueles que preferem mini PCs dotados de formatos “estilo Intel NUC”, a MinisForum também conta com uma boa linha de produtos, os quais também integram tanto configurações de ponta quanto modestas. Infelizmente, as CPUs (mesmo de entrada) não são as mais modernas e para variar, nem todos os equipamentos oferecidos são tão acessíveis (de acordo com a categoria do produto). E como não há outro caminho para comprá-los através da importação, os preços acabarão subindo mais ainda, o que pode tornar inviável a sua aquisição.

Provavelmente, devo ficar com o meu equipamento atual pelos próximos 3 anos a até lá, vou acompanhar com mais calma o mercado de PCs ultra-compactos. Se antes, eu dava mais a atenção para os lançamentos da Dell, HP e Lenovo, confesso que a partir de agora a MinisForum poderá se tornar o centro das minhas atenções! Ainda sonho com a aquisição de uma workstation ultra-compacta da Dell, mas tive tantas dificuldades para efetuar a compra do produto, que acabei deixando-o de lado. Por ora…

Ainda mais esse ano, que precisarei trocar de smartphone… &;-D