Mudanças à vista: sai de cena o HostGator e (por enquanto) entra…

… o Hostinger! Há tempos, já estava considerando abandonar o provedor de hospedagem HostGator, em vista de alguns problemas que tive com esta empresa. Há alguns meses, o conteúdo da pasta responsável por armazenar as mídias deste modesto site simplesmente foi deletado, de modo inexplicável. Para variar, cometi o grave erro de confiar nos serviços de backup, para descobrir mais à frente que o plano assinado não oferece este tipo de serviço, sendo obrigado a pagar uma taxa extra para ter uma cópia de segurança destes dados…

Como estas imagens não eram importantes (e muitas delas tinham questões de copyright a resolver), acabei optando deixar do jeito que estava e posteriormente fazer o upload de novas imagens. Mas em vista das experiencias ruins, passei a pesquisar por outros provedores de hospedagem e até mesmo considerei a possibilidade de usar o AWS Lightsail. Depois, acabei deixando esta idéia de lado em vista de algumas tarefas administrativas extras, além das gambiarras necessárias para redirecionar o domínio da conta de e-mail.

Mas neste último domingo (21/dez), recebi da própria HostGator uma mensagem promocional que trazia uma tabela de preço, dos seus planos de hospedagem. E foi justamente ela, o pivô de uma nova insatisfação, que acabou me fazendo cancelar o serviço: por ser assinante do “Plano P”, eu não poderia realizar a migração de forma automática para o “Plano Start” (mais em conta), sendo exigida uma série de passos que envolvem a contratação do novo plano, a transferência manual do site, a migração das contas de e-mail e o cancelamento do plano antigo. Já para migrar para um plano mais caro, bem: eu não teria praticamente nenhum trabalho…

Além desta vacilada, para se ter uma idéia da falta de respeito da empresa para com o consumidor, o plano mais em conta nem sequer aparecia lá no painel administrativo do serviço! Por isto, fiz a migração para a Hostinger e a escolha por este serviço se deu após ter realizado uma breve pesquisa, na qual ela estava posicionada entre os melhores provedores de hospedagem no mercado. Além do plano básico ter recursos mais limitados (mas que ainda me atendem plenamente), a Hostinger também não utiliza a ferramenta administrativa cPanel (nada contra ela, apenas o desejo de experimentar algo diferente).

Todo o processo de migração foi rápido e prático, se resumindo em se cadastrar no site, pagar pelo plano escolhido, utilizar as ferramentas nativas do serviço para realizar a migração (feita de forma totalmente automatizada) e por fim, modificar no Registro.br, os endereços dos servidores DNS responsáveis pelo registro dos domínios. O mesmo se dá em relação a transferência das mensagens de e-mail, embora ainda tenha sido necessária a criação manual da nova conta. O único lado negativo é que ainda terei que pagar por uma subscrição à parte.

Por ora, estou tendo os meus primeiros contatos com o hPanel e assim que eu tiver mais à vontade com ele, farei uma análise mais aprofundada sobre esta ferramenta administrativa e assim, decidir por adotá-la de forma definitiva. Mas posso afirmar que inicialmente gostei das experiências proporcionadas por ela, considerando-a mais prática e organizada que o cPanel, já que utiliza menus laterais hierárquicos para o acesso aos serviços desejados, bem como os seus respectivos recursos. Em destaque, o serviço Websites e o recurso Analytics, o qual me traz em tempo real uma série de métricas de performance.

Quanto a HostGator, bem: NÃO me enviem pesquisas de satisfação… &;-D

Leave a Comment