Na região onde eu moro, o acesso a Internet era precário e até um pouco antes da popularização da fibra óptica, haviam poucos provedores de acesso que ofereciam um serviço decente. Mas de uns tempos para cá, a situação melhorou e algumas empresas começaram a oferecer “incríveis planos”, com velocidades que variam de 100 a 300 megabits e valores na casa dos R$ 99,90! O problema é que “gato escaldado tem medo de água fria” e por isso, estava receoso em assinar o serviço dessas “grandes empresas” e depois, ter que sofrer com o suporte técnico precário que tanto conhecemos…
Até então, havia sido “obrigado” a assinar o Vivo Box, que apesar de usar uma tecnologia de banda-larga mais sensível a variação de banda e alta latência, contrariou as minhas expectativa, ao entregar uma conexão estável e confiável, apesar da modesta velocidade (picos máximo de 15 Mbps) e limite de dados (apenas 100 GB). Apesar de sua cota atender bem as minhas necessidades, ela não me possibilita realizar downloads de jogos para consoles, que por sua vez consomem bastante dados. Além disso, as minhas aulas onlines caíam com frequência, por causa da latência da conexão. Por isso, resolvi arriscar e optei por um plano mais em conta, de um pequeno provedor local: a Torres Telecom. E advinhem qual foi a velocidade contratada? 10 Mbps!
Contrariando a tendência das conexões na casa dos 100 Mbps, optei por um plano que me oferece uma taxa de transferência que (na minha opinião) é mais que suficiente para as minhas necessidades, embora seja bem mais modesta. Com 10 Mbps, posso baixar jogos, assistir filmes em HD e realizar atividades de webconferência sem maiores dificuldades, bem como as demais atividades triviais. Além do mais, moro sozinho e não preciso compartilhar a conexão! Assim, pago um valor mais em conta e no final do mês ainda sobra uns trocados, para comprar as cápsulas de café Nespresso que tanto curto!
Apesar de ter ocorrido um pequeno probleminha técnico ainda durante esta semana, o suporte técnico da empresa me atendeu bem e os problemas foram contornados sem maiores inconvenientes. Algo bem diferente da falta de compromisso que as grandes operadoras têm com a sua clientela, que além de não ser atendida de imediato, ainda fica sem o acesso ao serviço por várias horas (ou até mesmo dias) e não recebe o devido retorno por parte dos prestadores (e ainda têm a cara de pau de realizar a cobrança da mensalidade na íntegra). Por isso, não me surpreende em saber que as grandes empresas de telefonia & Internet são as que mais possuem reclamações no Brasil.
Agradeço a Torres Telecom, pela oferta do plano de serviço (pois na minha região, alguns planos não se encontravam disponíveis) e pelo bom atendimento, prestado durante o problema técnico em questão. E espero que saibam que, por ter sido um consumidor que já sofreu bastante com outras operadoras, torço bastante para que esta empresa tenha sucesso em suas empreitadas.
Pois conto com vocês! Caso contrário, estarei f*****… &;-D