Nem Microsoft Office ou LibreOffice: desta vez, vou de “Google Office”!

Eis, uma grande dor de cabeça para aqueles que precisam compartilhar trabalhos feitos entre diferentes suites de escritório! Apesar de ser muito bem atendido por ambas as opções, em geral tenho muitos problemas para abrir arquivos gerados pelo LibreOffice nas soluções da Microsoft (especialmente baseados no formato ODF), apesar de não ter maiores problemas ao fazer o contrário. Por isto, acabei optando por uma solução alternativa bem interessante: armazenar estes trabalhos no Google Drive e editá-los com as aplicações online oferecidas pela empresa…

Até então, estabelecer um denominador comum foi o principal motivo pelo qual, optei por usar as soluções do Google, batizadas atualmente de “Workspaces”. Além de serem gratuitas (e acessíveis, já que todo mundo tem uma conta do Google), os arquivos gerados por eles podem ser abertos tanto pelo Microsoft Office quanto pelo LibreOffice, sem maiores problemas para a interoperabilidade. Em muitos casos, faço os trabalhos inicialmente no LibreOffice e em seguida, o upload dos arquivos gerados para o Google Drive. Por fim, também utilizo os recursos de compartilhamento oferecidos pelo serviço, para entregar os trabalhos.

Apesar de serem bem mais limitados que as suítes tradicionais (offlines), o Google Docs, o Google Sheets, e o Google Slides fazem um bom serviço, quando se trata de elaborar e/ou editar documentos relativamente simples e sem maiores sofisticações (o que é o caso de +90% dos trabalhos). Não raro, as interfaces minimalistas possibilita executar o trabalho de forma até mesmo mais rápida do que seria nas demais suítes, já que não precisamos ficar perdendo tempo ao procurar os recursos desejados. Por fim, justamente por rodar dentro de um navegador WEB, posso trabalhar neles em qualquer PC conectado à Internet!

Atualmente, as soluções voltadas para a edição de documentos de escritório do Google, estão concentradas no Google Workspace (desde 2020), que além de integrar outros serviços voltados para a produtividade e a colaboração, ainda oferece mais recursos corporativos através de uma assinatura (subscrição). No momento, não tenho a menor noção dos valores e custos relacionados, mas sabendo que a Microsoft também promove a sua suíte de escritório online (Microsoft 365) e os valores são relativamente baixos (em torno de R$ 20,00 para o uso pessoal), acredito que o Workspace deve estar na mesma faixa.

Para aqueles que nunca tiveram contato com as soluções do Google, eis a recomendação: EXPERIMENTEM! Pessoalmente, estou tão satisfeito com os bons resultados, que venho utilizando alternadamente tanto o bom e velho LibreOffice, quanto as aplicações oferecidas pelo Google Workspace (o Docs, o Sheets e o Slides). Em geral, o aspecto que acaba sendo decisivo para a escolha de uma ou outra solução, está no fato da necessidade de compartilhar os trabalhos. Se sim, Google Workspace; se não, LibreOffice! Por fim, só tenho usado o Microsoft Office (tanto a edição offline quanto a online) somente quando sou solicitado.

Pois se dependesse de mim, não usaria o Office da Microsoft tão cedo… &;-D