O dilema do Xbox Series S

Embora os novos consoles de videogames ofereçam a resolução 4K como padrão para os futuros jogos a serem lançados, pessoalmente não acredito que esta definição fará tão esperado o sucesso que todos almejam. Além dos televisores 4K serem relativamente caros se comparados ao Full-HD, esta última resolução oferece uma relação custo vs benefício imbatível, ao entregar uma ótima qualidade de imagem e exigir bem menos poder de processamento dos consoles…

Por isso, até então considerava o projeto LockHart (que será o futuro Xbox Series S) bastante promissor. Um console otimizado para a resolução Full-HD ou QHD seria bem mais barato de se produzir e alcançaria uma grande base de usuários menos afortunada. E possivelmente se tornaria até mesmo um console de referência, se porventura a sua popularidade exceder as expectativas e vender mais que o seu irmão poderoso. “Mâs”…

Existe um terceiro cenário que até então, ignorava completamente e que pode afetar profundamente a popularidade deste projeto: os desenvolvedores de jogos apostarem no desenvolvimento de jogos em Full-HD (ao invés de 4K), mas utilizar todo o poder de processamento dos consoles mais poderosos e assim, criar jogos com qualidade gráfica belíssima e taxa de quadros a 60 FPS constantes! Neste cenário, os consoles menos potentes seriam obrigados a rodarem os jogos com a qualidade gráfica inferior e limitado a apenas 30 FPS.

Existe até mesmo uma 4a. possibilidade, a qual os jogos sejam lançados em 4K com qualidade padrão e oferecer a opção de rodá-los em Full-HD com máxima qualidade e/ou fluidez (neste caso, os consoles inferiores rodariam os jogos em Full-HD com qualidade padrão). Mas como havia dito, estas são apenas hipóteses e só saberemos mesmo depois que os consoles forem lançados. Até lá, resta-nos aguardar o desempenho geral do console mais poderoso e analisar as tendências do mercado quanto ao desenvolvimento de jogos.

Apesar de tudo, ainda continuo apostando no LockHart! &;-D