Vocês conhecem o “fator momento” em Tecnologia? É um termo que batizei, por descobrir que determinadas tecnologias, produtos e serviços, só podem entregar uma experiência completa e profunda, se adquiridas e/ou utilizadas dentro de um determinado momento (ou período). Se porventura forem utilizadas fora do seu momento, elas perdem muito o impacto geral que poderiam causar para os seus usuários…
Por exemplo, só adquiri um console de 7a. geração em 2015 (+9 anos depois do seu lançamento) e me arrependi profundamente por não ter feito antes, pois muitos jogos marcantes em sua época foram lançados e, mesmo jogando-os posteriormente, eles não entregam a mesma experiência e nostalgia, se jogados no seu tempo. O mesmo se dá para a adoção de tecnologias pelos “early adopters” (primeiros adotantes), que as utilizam em um momento que ela ainda não está madura o suficiente para entregar uma experiência única!
Mas também já tive experiências bastante positivas: joguei Fallout 76 apenas depois do lançamento da expansão Wastelanders, a qual corrigiu diversos problemas técnicos do jogo e acrescentou NPCs e missões extras, tornando o título uma agradável experiência multiplayer. Já aqueles que optaram por jogar assim que o jogo original foi lançado, tiveram impressões bastante desagradáveis e mesmo optando por dar uma 2a. chance ao jogo após o lançamento da expansão, a experiência ainda não foi completa.
E agora, estou em um belo dilema, para a realização do upgrade do meu PC desktop: devo fazê-lo no próximo ano e usufruir das novas tecnologias oferecidas pelas arquiteturas de processadores atuais (especialmente da AMD, que está bombando no momento com a sua arquitetura Zen 3) ou devo manter a plataforma atual “até onde der”, mas ter o risco de não dispor de lançamentos tão interessantes quanto os atuais que estamos vendo no momento?
Seja como for, vai ser uma decisão “de momento”… &;-D