O momento perfeito para um novo Dell Alienware M11x!

Se eu pudesse montar um escritório, no qual tivesse à disposição todos os equipamentos de Informática & Tecnologia que considero maravilhosos, mas que não adquiri na época de seu lançamento (e até hoje me arrependo), esta sala certamente não seria pequena. PCs desktops, câmeras digitais, consoles portáteis, componentes e periféricos, enfim: gastaria uma boa grana! E um deles seria um notebook compacto para jogos: o Alienware M11x…

Contrariando as tendências do segmento, o Dell Alienware M11x é um notebook gamer ultra-compacto, dotado de uma tela LCD de apenas 11.6″ e resolução em HD (720p). Ele impressionou a mídia especializada por entregar boas especificações técnicas (para um aparelho compacto), sendo dotado de CPUs dual-core de baixo consumo (a partir do Pentium SU4100, com 1.3 GHz), além uma placa gráfica dedica da nVidia (Geforce GT 335M, com 1 GB de RAM). Complementa a configuração, a memória RAM a partir de 2 GB e disco-rígido de 160 GB ou superior. O único porém era o preço: com configurações a partir de US$ 799.00, qualquer incremento resultaria em um equipamento ainda mais caro!

Com o lançamento da 11a. geração de processadores para portáteis Intel Tiger Lake e a adoção das poderosas unidades gráficas Intel Iris Xe como IGPs, a Dell poderia projetar novos notebooks com o belo design do Alienware M11x, adotando as soluções integradas da Intel e entregando um equipamento com boa performance geral, alto desempenho gráfico, baixo consumo (e longa autonomia) e por fim, com uma boa relação custo vs benefício! E mesmo que os gamers olhem “com desconfiança” para os novos IGPs da Intel, ela também poderia oferecer versões alternativas, baseadas na plataforma da AMD! Seja qual for a escolha, estou certo de que este notebook seria muito bem vindo!

Na época, até me interessei pelo equipamento, mas não fiz a opção de compra devido ao fato dele trazer uma tecnologia chamda nVidia Optimus, a qual possibilitava alternar entre o IGP da Intel (baixo consumo) e a GPU da nVidia (alta performance), conforme os softwares em execução. Diferente do que acontecia na plataforma Windows, a nVidia não oferecia um suporte decente para o Tux e haviam muitos relatos do mal-funcionamento deste mecanismo nas principais distribuições, chegando ao ponto do próprio Linus Torvalds mandá-la “se f****” em uma entrevista, há anos atrás. Ah sim, o preço também foi outro fator que também me desestimulou bastante (especialmente no Brasil)!

Por fim, também estava muito bem servido com o meu netbook Asus EEE-PC, o qual contrariando as minhas expectativas, deixou de ser o meu 2o. equipamento para se tornar o meu desktop oficial, por +5 anos (set/2009 a mar/2015). Por outro lado, também havia adquirido o console portátil Sony PlayStation Vita, que apesar de ter me divertido bastante com os seus jogos, logo me deixou frustrado por não disponibilizar mais títulos de jogos FPS (a minha categoria preferida). Se na época tivesse adquirido o Dell Alienware M11x, certamente teria me desfeito mais rapidamente do netbook e do console portátil.

Aproveite o momento Dell, pois a GPD já está na área… &;-D