… para não ficar na mão, caso o atual controle do Xbox falhar! Há +10 anos, optei pela plataforma Xbox para curtir os meus jogos preferidos e desde então, já estou no terceiro console da Microsoft: o Xbox Series S. Embora o hardware tenha evoluído ao longo dos anos (o que é de se esperar de um console), o mesmo não pode se dizer do controle “atual”: na minha opinião, ele deixou bastante a desejar na ergonomia, se comparado ao controle do Xbox 360…
Embora seja mais bonito e conte com uma série de melhorias em praticamente todos os aspectos (botões, gatilhos, joysticks e direcional), muitos usuários (como eu) não se adaptaram muito bem ao controle atual, que foi lançado juntamente com o Xbox One. Como já havia dito anteriormente, o principal aspecto negativo está no formato ergonômico do controle, o qual se torna desconfortável para jogar por longas horas. Inclusive, passei até a sentir dores nas mãos ao segurá-lo por muito tempo, algo que não acontecia nos tempos em que jogava no Xbox 360.
Mas no geral, ele não deixa de ser um bom controle, especiamente em virtude das melhorias proporcionadas a ele que na prática, acabaram compensando os problemas ergonômicos. Mesmo assim, resolvi adquirir um novo controle para substituir o controle atual, o qual já está há um bom tempo comigo e já apresenta alguns sinais de desgaste: o direcional esquerdo já apresenta um leve drift (algo que não chega a incomodar), além da “borrachinha” se encontrar em um estado de conservação deplorável. Por fim, o botão “A” perdeu um pouco a sensibilidade.
Mas ao invés de optar pelo controle original do Xbox Series, resolvi apostar no controle alternativo Xenon, fabricado pela Hyperkin. Diferente das outras opções disponíveis no mercado, ele mantém o mesmo design do controle do antigo Xbox 360, tornando-se uma opção para aqueles que se sentem mais confortáveis com ele, como é o meu caso. E o dispositivo não demorou muito para chegar: em menos de uma semana, ele já estava na minha portaria, o que foi algo surpreendente por se tratar de um produto importado (o comprei pela Amazon).
Apenas para testar, joguei com ele por uns 30 minutos e no geral, posso dizer inicialmente que as experiências foram mistas. Como já era esperado, a boa pegada e o incrível conforto proporcionado pela sua ergonomia, é o ponto mais positivo deste controle, embora o controle original não seja ruim. Porém, ele deixou um pouco a desejar na qualidade de construção, em vista da sua maior leveza. Porém, devemos levar em conta de que este é um controle com fios (3 metros), o que elimina o uso das baterias e o torna mais leve, diminuindo assim a sensação de robustez.
Já em relação aos demais elementos, posso dizer que há um empate em relação aos joysticks e botões, sendo este último menores e mais ressaltados no controle Xenon (o que é algo ruim e bom, respectivamente). Por fim, o direcional e os gatilhos do controle do Xbox Series são bem melhores, de fato. Por ter feito apenas um teste inicial, fica complicado dar um veredicto final e em vista deste “empate técnico”, posso dizer que inicialmente tenho a sensação de ter gasto dinheiro sem necessidade. Mas à longo prazo, bem: veremos…
Pois decidi que vou ficar por um bom tempo, com o Xbox Series S… &;-D