Eis, algo que (ainda) não consigo entender! Diferente da Sony com o seu PlayStation (uma plataforma de entretenimento mais tradicional e focada em jogos), a Microsoft decidiu tornar a plataforma Xbox em uma central de entretenimento diversificada, na qual não só teria jogos eletrônicos para os seus consoles, como também uma série de mídias para a reprodução e outros conteúdos relacionados, para curtir na tela grande! Por isto, os seus consoles também suportam uma série de aplicações, através da sua loja integrada…
Com os investimentos que a Microsoft vêm fazendo para disponibilizar jogos nas nuvens (Xbox Cloud Gaming), um console tradicional poderia ser perfeitamente deixado de lado e ao invés dele, uma simples TV box seria capaz de oferecer praticamente todo o portfólio de serviços e conteúdos, que até antes eram disponibilizados através dos seus consoles tradicionais (exceto a execução local de jogos). Inclusive, tais dispositivos poderiam vir por padrão com um controle remoto dedicado, o que os tornariam até mais prático de usar (e abusar)!
Por fim, ela também ofereceria uma excelente alternativa para concorrer contra outras empresas no mercado, como a Apple e seu poderoso Apple TV, bem como o Google e seus versáteis Chromecast ou até mesmo, a Amazon e sua linha Fire TV Stick. Mas infelizmente, não temos uma TV box com a marca Xbox e nem sequer a integração de aplicações que ofereçam acesso a plataforma em smart TVs, apesar de que algums rumores sobre o assunto já foram publicados, em um passado não muito distante. Eis, a pergunta: o que se passa na cabeça da Microsoft?
Eis, as duas possibilidades: 1) ela está de fato trabalhando em um dispositivo desta categoria (TV box ou stick) e que não irá demorar muito para ele chegar no mercado, ou 2) ela ignora esta classe de dispositivos, com o objetivo de promover as vendas dos seus consoles (especialmente o Xbox Series S), já que certamente os valores para a comercialização da TV box ou stick, estará bem próximo do Xbox Series S. Seja como for, teremos mesmo que aguardar mais um tempo para ver como ela irá reagir, mediante ao sucesso dos seus concorrentes neste novo mercado que está se formando!
Apesar da Microsoft ser uma empresa de renome no mercado e já ter deixado a sua marca na história da indústria de Tecnologia, ela também já cometeu grandes erros estratégicos! Por exemplo, ela ignorou o crescimento do mercado de navegação WEB e por isto, praticamente deixou de lado o desenvolvimento do seu navegador WEB Internet Explorer, além de ter se posicionado ferozmente contra o Software Livre, mesmo tendo todos os indicadores de que as plataformas de serviço dariam as cartas em um futuro não muito distante e o Código Aberto se tornaria essencial para estas empreitadas.
Agora, só falta ela menosprezar esta classe de dispositivos… &;-D