Dentre os parâmetros para avaliar um bom profissional de Tecnologia, as certificações de TI estão (à meu ver) entre as mais controversas. Se para alguns recrutadores uma boa formação acadêmica e experiência já são suficientes, para outros as certificações se tornam diferenciais em uma disputa por vagas de emprego. No entanto, raramente são consideradas fundamentais…
Infelizmente, as certificações não são tão populares, devido a uma série de fatores: o custo para a obtenção (pois é necessário pagar pelo exame e se for reprovado, terá que pagar novamente), o conhecimento técnico relacionado (pois não dá para “enrolar” ou “tirar cola” nos exames), o domínio da língua inglesa e o tempo extra para se dedicar aos estudos (de 6 a 8 meses para obter uma certificação). E por fim, sabendo que ela é válida geralmente por um período de apenas 3 anos, o candidato terá que passar novamente por todo o processo!
Mas o pior está no conceito errôneo de que “quanto mais certificações, melhor”. Em geral as certificações são classificadas de acordo com o nível de dificuldade e quanto maior, mais valorizada. Por isso, muitas vezes vemos profissionais com uma única certificação (p. ex. CCNP & CCIE) serem tanto ou mais valorizados que outros que possuem um leque de certificações mais básicas. Ainda assim, o contexto deste conjunto de certificações acabam valorizando bastante o profissional em questão (p. ex. certificações de governança).
Enfim, independente de se optar por uma certificação avançada, um conjunto de certificações básicas e intermediárias ou ainda, uma leve mistura dos dois, o ideal será dispor de certificações que façam parte do conjunto de competências e habilidades necessárias para o profissional atuar em uma determinada área. E de quebra, também não abrir a mão de uma boa formação acadêmica!
Embora a graduação em certas faculdades não ajudem… &;-D