Quase lá? Ainda este ano, irei finalizar todas as pendências para…

…. a publicação do livro “SuperLab” (título provisório), baseada na certificação CCNA! No início do ano (2024), havia “prometido” que iria disponibilizá-la em breve, em vista do trabalho estar praticamente concluído, embora ainda fosse necessário finalizar a implementação do laboratório prático. Nestes últimos meses, passei a maior parte do tempo promovendo uma série de ajustes, em vista de algumas propostas de atividades não se encaixaram no contexto do laboratório. Em outros momentos, foi necessário redefinir o design das infraestruturas, para adequá-los aos padrões estabelecidos pelo mercado…

Embora estas mudanças fossem pontuais, tive dificuldades para executá-las em vista da minha complicada agenda e outros compromissos pessoais, que me impediam de dedicar um tempo para o projeto, sem interrupções e outras distrações. Além disso, muitas das mudanças necessárias acabavam afetando o funcionamento de outros protocolos e serviços, o que gerava um efeito cascata e transformava as tarefas simples como editar a base de dados de VLANs ou mudar o endereçamento IP dos dispositivos, em uma série de intermináveis procedimentos técnicos! Para se ter uma idéia disso, a inclusão de uma VLAN dedicada para servidores locais me obrigou a mudar o esquema de endereçamento, que também afetou as configurações do Spanning-Tree, do roteamento local, das configurações de tradução NAT, dos gateways redundantes, dos escopos do serviço DHCP e por aí, vai…

Felizmente, o trabalho já está “quase” pronto! No momento, estou fazendo uma revisão pontual nos capítulos que contém a descrição dos protocolos, dos serviços e dos recursos, além de promover algumas edições nos seus respectivos textos. Se por um lado, a agenda complicada me obrigou a ficar um bom tempo afastado do projeto, por outro, o fato de voltar a trabalhar nele “de cabeça fresca” me possibilitou realizar as revisões de forma mais apuradas e assim, me dar conta de detalhes que antes, teriam passado por desapercebidos. Ainda assim, falta redigir algumas seções não tão importantes, como o prefácio, a página de rosto, as dedicatórias, os agradecimentos, as referências, sobre o autor, etc.

Embora seja focada originalmente nos requisitos para a certificação CCNA, também pretendo (em um futuro não muito distante) estendê-la para agregar outras tecnologias, serviços e recursos (desde que sejam suportados pelo Packet Tracer). Porquê não, incluir firewalls dedicados para realizar a proteção das redes de forma mais eficiente? Que tal, organizar a disposição e ordem dos equipamentos através do modo físico? Ou ainda, acrescentar mais segmentos de redes diversificados. Talvez, seja mais interessante aguardar o lançamento das novas versões do Packet Tracer, para avaliar o que será possível fazer neste laboratório. Dicas e sugestões serão muito bem vindas! Mas não se empolguem… 😉

A obra irá sair ainda este ano (2024)? Provavelmente, não! Porém, irei me dedicar ao máximo para liberar este livro o mais rápido possível (já tirando proveito deste “feriadão” que começou ontem), para que a futura editora (que ainda será definida) possa dar continuidade aos processos e liberar as cópias (impressas e digitais) deste trabalho. Se tudo der certo, torço para que ainda na metade do próximo ano (2025), este trabalho seja finalmente publicado. Até lá, paciência. Acreditem ou não, já se passaram +4 anos desde o dia em que foi concebido.

Além de me liberar para os meus estudos e outros projetos pessoais… &;-D