Conforme as definições da Wikipédia, a roleta-russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma única munição em uma das câmaras de um revólver (popularmente conhecido no Brasil como “três-oitão”). O tambor da arma é girado e fechado, de modo a que localização da bala seja desconhecida. Os participantes apontam o revólver para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte, caso a bala esteja na câmara engatilhada. Obviamente, as pessoas com o mínimo de bom senso jamais brincariam com este tipo de jogo…
No entanto, imaginem se a arma em questão tivesse algumas particularidades “interessantes”? Ao invés de 6, este revólver em particular teria 20 câmaras, porém apenas uma teria uma bala de verdade! Também seriam inseridas outras 3 balas, porém estas serão de festim, uma munição especial que não possui projétil, servindo apenas para fazer barulho como se fosse um tiro real (muito utilizada em mídias, como o cinema e a TV). O lado “bom” é que a possibilidade de morrer nesta brincadeira seria reduzido para apenas 5% (1/20), em comparação com os 16.67% (1/6) do revólver tradicional.
No entanto, existe uma boa possibilidade de sermos atingidos com as balas de festim (15%, 3/20). Estas, também poderão causar lesões sérias, que podem variar de simples queimaduras próxima à região onde a arma foi disparada (queima da pólvora) a até danificar partes sensíveis, como a visão (força do deslocamento do gás) ou audição (alto barulho produzido próximo ao ouvido). Apesar dos riscos provenientes do (mal) uso das balas de festim nestas condições, elas muito provavelmente não irão causar o óbito do indivíduo. Quanto a lesões e sequelas, já são outros 500…
Com este novo revólver personalizado, você brincaria de roleta-russa? Claro que a resposta seria um NÃO (embora apareçam alguns curiosos “sem noção” interessados). Caso não saibam, esta arma fictícia não foi simplesmente inventada do nada! Ela tem um nome e as suas especificações também não foram atribuídas por acaso. Ela se chama COVID-19! Tal como o novo revólver, doença é sintomática para apenas 20% da população (4/20) e o seu efeito é variável, onde os infectados podem necessitar de entubação e talvez tenham que lidar com as sequelas da doença (3/20). Por fim, o número de óbitos varia de 3 a 5% (1/20).
Embora os números do nosso revólver personalizado não sejam exatos, em relação aos valores apresentado pela COVID-19 (ele não leva em consideração a idade do indivíduo), eles servem para dar uma noção mais real dos riscos que estamos expostos, ao quebrarmos regras determinadas para o isolamento social. Estas por sua vez, são medidas de extrema importância não só para garantir a saúde e bem-estar da população, como também evitar a propagação da doença. Entenderam o recado? Para cada vez que desobedecemos estas regras, estamos nos expondo a esta roleta-russa personalizada chamada COVID-19!
Então, estão interessados em brincar de roleta-russa? Acho que não… &;-D