Round 3: Processadores ARM vs x86

A partir do momento em que os smartphones com SoCs baseados na arquitetura ARM Cortex entraram em cena e mostraram para o mundo que era possível executar aplicações diversas em dispositivos móveis (inclusive jogos), não demorou muito para surgirem as análises de especialistas sobre a possibilidade de uso destas CPUs em desktops e notebooks. Ao mesmo tempo, a Intel realizou uma série de investimentos para tornar a arquietura x86 interessante para uso em ultra-portáteis. E ambas fracassaram…

Porém, a partir de 2021, tanto a Intel quanto a Apple estão planejando novas investidas, embora de forma independente. A Intel pretende desenvolver processadores x86 com núcleos heterogêneos, com base na concepção big.LITTLE da ARM, ao passo que a Apple pretende desenvolver novos dispositivos dotados de processadores ARM, além das clássicas CPUs x86. Embora sejam investidas distintas, ambas possuem em comum, o desejo de oferecer a melhor relação desempenho vs consumo! Então, o que esperar destas empresas?

Apesar de ser fã da arquitetura ARM e da maneira como a empresa britânica desenvolve e licencia os seus produtos (qualquer empresa pode adquirir uma licença para a arquitetura), confesso que acredito mesmo é na “vitória” da arquitetura x86. Explico: apesar do maior consumo de energia, é possível dispor de soluções x86 com bom desempenho, ao mesmo tempo em que mantém o consumo girando em torno de 10 Watts (o limite para dispositivos com sistema de refrigeração passivo). Por isso, tinha bastante fé nos antigos Atoms!

Já a arquitetura ARM, pela simplicidade e uso de instruções RISC, acredito que ainda ficará limitada aos smartphones, tablets e dispositivos vestíveis. A não ser que a filosofia de desenvolvimento de softwares mude radicalmente, a oferta de serviços nas nuvens se popularize mais ou ainda, melhorias na arquitetura para que possa competir de igualdade contra a x86 (no que concerne a execução de aplicações complexas), a ARM certamente terá muitas dificuldades para ocupar o mercado até então, dominado pela arquitetura x86.

Resumindo: teremos futuros capítulos desta novela… &;-D