Será que eu poderia passar um ano inteiro SEM comprar jogos?

Eis, uma aposta que tentei fazer comigo mesmo ano passado (2021) e falhei de forma miserável! Sou dono de um console Xbox (antes o One e agora o Series S) e considerei esta possibilidade, após assinar o serviço Game Pass Ultimate, o qual oferece aos seus membros um catálogo de +100 jogos para serem baixados e curtidos livremente (sob o pagamento de uma mensalidade)! Porém, desconsiderei alguns aspectos importantes, os quais acabaram afetando bastante na aposta em questão e por fim, me fizeram desistir desta “idéia maluca”

O primeiro (e principal) deles é a disponibilidade de tempo: para fazer valer o dinheiro gasto na assinatura do plano, seria necessário jogar regularmente no console, o que infelizmente não é possível nestes últimos tempos (pois jogo mais nos finais de semana). Muitas vezes, acabou levando mais de um mês para concluir um determinado título e se ele estiver sendo vendido por menos de 60 reais, vale mais à pena comprá-lo! Especialmente se o jogo em questão for de mundo aberto, recheado de missões, atividades e um monte de coisas para colecionar…

O segundo aspecto está na disponibilidade de títulos: para aqueles que assinam pela primeira vez, a quantidade e variedade realmente impressiona! No entanto, com o passar dos meses, as opções começam a reduzir gradativamente e quando você menos espera, estará fazendo experiências com jogos menos badalados. Além disso, a variedade também acaba se tornando um fator negativo, especialmente quando você é aficcionado por tipos de jogos específicos (no meu caso, curto mais os jogos FPS, de aventura e alguns RPGs), o que acaba reduzindo bastante as opções disponíveis para a escolha.

O terceiro (e último) está ligado ao fato de que muitos jogos que você curte, não estão disponíveis no catálogo, o que eventualmente acabará “forçando” a compra do título. A idéia inicial era passar um ano sem adquirir jogos, deixando para fazer as compras destes títulos no ano seguinte. Mas a vontade de jogar alguns jogos tão aguardados, acabaram me fazendo desistir desta aposta, especialmente quando eles vêm com ofertas tentadores. Por ironia do destino, estas ofertas são oferecidas some somente para aqueles que possuem a assinatura Gold…

Como sou aficcionado por Fallout 76 (e este é um jogo multiplayer que requer uma subscrição na Live), passarei a adotar uma filosofia diferente: a cada 3 meses irei curtir os jogos oferecidos pelo Game Pass (já que este é o período que ocorre as temporadas programadas pela Bethesda), além de adquirir os jogos disponíveis nas ofertas para os assinantes da Gold. Nos dois meses seguintes, passo a jogar exclusivamente os títulos que havia adquirido ou ainda, jogar novamente aqueles que me agradaram muito, em algum momento anterior.

Por isto, não é à toa que estou ansioso pela próxima temporada… &;-D