Eis, a realidade dos profissional de TI: para que possam estar atualizados com as principais inovações e tendências do mercado, eles deverão estudar sempre! E se não bastassem os desafios inerentes da própria especialização, eles também também terão que levar em consideração as transformações que as empresas e as instituições passam de tempos em tempos (sejam por motivações estratégicas, sejam por causa das mudanças no cenário atual). A pandemia da COVID nos trouxe “boas” experiências neste quesito, por nos obrigar a ficar em isolamento social e graças a isto, o trabalho remoto evoluiu bastante nestes últimos anos…
Já em relação ao SENAC Rio (instituição para a qual presto serviços), o seu porfólio foi atualizado para oferecer novos cursos livres, além de treinamentos oficiais para a obtenção das badaladas certificações de TI. Este foi um dos motivos pelos quais, acabei conquistando algumas certificações para atender aos requisitos para lecionar, como é o caso da AWS Certified Solutions Architect (Associate) e o da Cisco CCNA CyberOps (em breve, também conquistarei a Google GCP Foundation). Neste meio tempo, também desbravei novas fronteiras, com é o caso da linguagem de programação Python para atender aos requisitos da certificação Cisco DevNet. Sem contar as atualizações para outros cursos.
Dentre eles, está Excel Avançado. Por ser um dos curso de TI mais procurados, a instituição precisa de instrutores habilitados para lecionar e por isto, passei por um processo interno de habilitação há alguns meses. Apesar dos desafios para lidar com os recursos avançados e as funções mais complexas oferecidas por esta incrível planilha eletrônica, gostei bastante das experiências de aprendizado, ao ponto de considerar a possibilidade de obter mais uma nova certificações de TI, voltadas para a especialização em soluções de escritório!
A Microsoft possui o programa “Microsoft Office Specialist”, designado para os usuários avançados que queiram se aprofundar nas principais aplicações de escritório oferecidas pela empresa. Como trabalho bastante com as principais aplicações (editor de textos Word, a planilha eletrônica Excel e o editor de slides PowerPoint), estou interessado em conquistá-la não só para me aperfeiçoar (ainda mais) durante os processos, como também desbravar novas oportunidades de trabalho, sem contar ainda o fato de poder enriquecer ainda mais o meu perfil no LinkedIn! Conforme a descrição da página oficial, faz-se necessário passar em três exames para obter a certificação, sendo ao menos um deles voltada para a edição 365.
Dando uma rápida olhada nos requisitos dos exames, atendo a todos eles conforme descritos na seção “habilidades mensuradas”. Por isto, acredito que não terei muitas dificuldades para obtê-la (se decidir me submeter aos exames desde já), ao menos para o nível Associate (entrada)! Já para os demais níveis de expertise (Expert e Master), obviamente terei que fazer uma avaliação pessoal dos meus conhecimentos e muito provavelmente, será necessário estudar um pouquinho mais para estar apto para me submeter aos exames exigidos. O duro vai ser desembolsar 300 dólares para fazer os exames e por isto, os vouchers seriam muito bem-vindos! 😉
Nestes tempos em que os dados se tornaram uma nova “mina de ouro” e novas carreiras profissionais (Ciência de Dados) giram em torno deles, acredito que ter habilidades mais sofisticadas para a edição de documentos de escritório (especialmente as planilhas eletrônicas, como o Excel e o Calc) não só serão úteis para atender as necessidades básicas, como também me ajudarão muito na execução de tarefas que envolvam a análise de dados. Dominar os recursos e as funções avançadas do Excel (e de tabela, do Calc) seria apenas o meu primeiro passo, nesta nova empreitada. Ao menos, em um nível mais básico.
Para variar, terei que manter todas estas certificações atualizadas… &;-D