Seria possível lançar três modos de jogos em um mesmo título?

Imaginem o seguinte cenário: você adquire um jogo e na sua primeira inicialização, você determina que irá jogar com o personagem X, que por sua vez possui um conjunto de atributos específicos, no qual será personalizado de acordo com as suas preferências. A partir daí, você curte o jogo em questão, executando todas as missões previstas, realizando eventos e outras tarefas tradicionais dos jogos de mundo aberto com elementos de RPG…

Porém, após boas horas de jogatina, cumprindo todos os objetivos e derrotando os principais adversários que encontrou no caminho, você encerrará a jornada e irá levar em consideração, o fator replay do jogo. Devo jogá-lo novamente, para curtir as mesmas experiências e com um personagem diferente, embora tenha que repetir basicamente as mesmas missões, eventos e tarefas? Eis, o diferencial deste jogo que proponho: uma nova campanha principal baseada no mesmo roteiro do jogo, mas sob ponto de vista e perspectivas diferentes! Ao jogar com o personagem Y, você irá se confrontar com os personagens X e Z, realizando basicamente as mesmas missões, mas com propósitos bem distintos!

Se o personagem X precisou atacar uma determinada instalação, o personagem Y precisará garantir a defesa dela nesta etapa da sua campanha. Para variar, ele também será obrigado a lidar com o personagem Z, que está se aproveitando do conflito para invadir as instalações e obter documentos secretos! Por fim, aqueles NPCs companheiros que lhe auxiliaram muito ao jogar com o personagem X, se tornarão inimigos implacáveis ao jogar com o personagem Y, assim como inesperadamente você encontrará aliados que antes, foram os seus algozes! E se uma determinado ambiente se tornou um empecilho na campanha anterior, desta vez ela poderá oferecer interessantes vantagens estratégicas…

Estas idéias não são novas e alguns títulos já implementam algumas mecânicas até parecidas, mas não inéditas e únicas! Por exemplo, dependendo das ações tomadas durante o jogo, em Fallout 3 o seu karma poderá ser afetado, tornando o personagem querido ou odiado, modificando bastante a sua relação com outros NPCs do jogo. Já para Fallout 4, apenas um conjunto de novas missões são ativadas a partir do momento em que você escolhe fazer parte de uma facção, tornando as demais tarefas desativadas ou marcadas como falhas. Até mesmo o Assassin’s Creed: Rogue se diferencia dos demais, pelo fato do seu principal personagem trair a irmandade e se debandar para o lado dos Templários.

Mas até o presente momento, nenhum jogo que conheço oferece a possibilidade de escolher um personagem entr outros e jogar a sua campanha principal, totalmente remodelada e com perspectivas distintas em relação aos demais personagens. Seria o momento perfeito para as desenvolvedoras de jogos e seus roteiristas pensarem em uma nova IP, com base nestas novas idéias? Convenhamos: apesar de não gostar de discussões em fóruns e afins, vai ser interessante acompanhar as comunidades de jogadores se engalfinhando, para defenderem os seus personagens preferidos nestes conflitos!

Ou então, podem continuar nas mesmices de sempre… &;-D