Sets de instruções ARM e x86 irão travar mais uma batalha em um novo…

… segmento do mercado: os consoles portáteis! De uns tempos para cá, estamos assistindo o lançamento de uma enxurrada de consoles portáteis, os quais em geral apresentam especificações de hardware bem variadas, para atender a todos os tipos de usuários aficcionados por jogos. Porém, podemos classificá-los em duas categorias bem delineadas: a primeira, são os consoles dotados de SoCs x86 e projetados para suportar o sistema operacional Windows; já a segunda, são os consoles dotados de SoCs ARM e com alguma variante do Android pré-instalada…

Dada as suas características e particularidades, confesso que não tenho a menor noção de qual categoria irá vencer esta disputa! Por se tratar de dispositivos portáteis, até então acreditava que os consoles ARM ganhariam esta disputa, com uma certa facilidade. Porém, eles possuem duas grandes deficiências que podem comprometê-los: a primeira, está no fato de que apesar de baratos, a qualidade de construção é geralmente baixa; já a segunda, está na pouca disponibilidade dos tradicionais títulos AAA, encontrados somente na plataforma Windows.

Já os consoles x86, até então poderíamos dizer que saem na frente desta disputa, por contar com hardwares não só mais qualificados, como também mais potentes: tanto a AMD quanto a Intel, fornecem CPUs e GPUs capazes de lidar com as demandas dos jogos modernos. Porém, deixam a desejar em relação ao preço, pois além de serem relativamente caros, também não entregam uma boa relação custo vs benefício, se comparados com os consoles de mesa (inclusive alguns mais em conta, como é o caso do Xbox Series S) e até mesmo alguns PCs intermediários.

Por isto, acredito que os consoles ARM irão se impor no segmento dos jogos ocasionais, além de se destacarem com o suporte para a emulação de consoles antigos (e isto já está acontecendo). Já os consoles x86, estes irão dominar o segmento dos jogos mais sofisticados, em vista da compatibilidade com o sistema operacional Windows. Sim, sei que o esta última categoria também pode rodar os jogos ocasionais da plataforma Android, além de prover a emulação de consoles antigos; no entanto, eles são caros demais em comparação aos consoles ARM!

Quanto a mim, um fã de consoles portáteis e que já teve bons momentos com o PlayStation Vita (e ter se desfeito dele, por oferecer poucos títulos FPS), acompanho com uma atenção especial o crescimento e as mudanças deste mercado, pois além de desejar adquirir outro console portátil, também conto com as possibilidades oferecidas pela computação em nuvem: ao invés de investir em um dispositivo dotado de hardware dedicado, porquê não contratar um serviço como o Xbox Cloud Gaming e rodá-lo diretamente “nas nuvens”?

E se eu fosse comprar um deles, este certamente seria um Anbernic… &;-D