Infelizmente, a grade maioria dos mini PCs são equipamentos de entrada, além de contarem somente com os recursos essenciais para estabelecer a conexão com os demais dispositivos e periféricos. Inclusive, muitos destes equipamentos mal dispõem de um número suficiente de portas USBs (especialmente de 3.0 em diante), além de uma das saídas de vídeo acabam sendo deixadas de lado. Não raro, também já vi muitos arranjos desbalanceados, como várias saídas de vídeo e rede e poucas para USB e demais tipos de conexões…
Em minhas “andanças” pela Internet, descobri o Shuttle XPC Nano NC40U, um mini PC que conta com um desig similar aos equipamentos da categoria NUC, mas difere-se por entregar (quase) todas as conexões externas essenciais! Além das saídas de vídeo HDMI e DisplayPort, poderíamos ter até mesmo uma terceira opção caso utilizássemos a porta USB 3.2 Gen 1 (tipo C, com suporte para o padrão DP) para esta finalidade. E falado nelas, temos incríveis 6 portas USB 3.2, das quais 2 são Gen 2 (10 GB/seg.) ao passo que as demais são Gen 1 (5 GB/seg.).
Já em relação as conexões de expansão internas, o dispositivo suporta tanto uma porta SATA 3 (para HDD ou SSD com até 15mm de altura) quanto dois slot NVMe, sendo estes últimos compatível tanto com os padrões M.2 2230 E key (placas de rede Wi-Fi e/ou Bluetooth) e M.2 2280 M key (para armazenamento NVMe, através do uso de 4 canais PCI-Express 3.0 ou 4.0). Quanto as memórias RAM, estas poderão ser instaladas em dois bancos (dual-channel) compatíveis com o padrão DDR4 SODIMM, além de suportar a capacidade de 32 GB por módulo, a 3.200 MHz.
Por fim, ele também oferece 4 opções de processadores modernos, para atender as demandas dos usuários e suas aplicações: um Celeron 7305 (1 P-core, 4 E-cores e gráficos UHD com 48 EUs), um Core i3-1215U (2 P-cores, 4 E-cores e gráficos UHD com 64 EUs), um Core i5-1235U (2 P-cores, 8 E-cores e gráficos Íris Xe com 80 EUs) e um Core i7-1255U (2 P-cores, 8 E-cores e gráficos Íris Xe com 96 EUs). Todas estas unidades são dotadas das arquiteturas de processadores da 12a. geração (Intel Alder Lake), além de terem TDPs na casa dos 12 Watts.
Tudo isso, em um mísero gabinete de apenas 0,85 litros!
O que mais posso dizer? Amei o mini PC! Diferente dos demais fabricantes que investem neste mercado (e já vou adiantando que não se trata de preconceito com produtos chineses), a Shuttle é uma marca conhecida e consagrada, especializada em computadores de diversos porte (tanto para servidores quanto para clientes), voltados para a aplicação geral, computação de alta performance, indústria & automação e IoT, além de oferecer outros produtos para este segmento.
Uma pena, que o design do gabinete não é mais arrojado… &;-D