… em uma unidade tão pequena? Sim sabemos que isto é possível através do uso de chips de memória flash que utilizam tecnologias como QLC ou PLC, que por sua vez possibilitam armazenar uma maior quantidade de bits em uma única célula, utilizando diferentes níveis de tensão para isto. O problema é que estas memórias possuem uma quantidade limitada de gravação de dados que os chips suportam, reduzindo bastante a sua vida útil. Por isto, eles são encontrados em SSDs mais baratos, além de pendrives e cartões de memória…
Mas não parece ser o caso do SSD Corsair MP600 Mini: este por sua vez, utiliza o compacto formato M.2 2230 NVMe, o que (em tese) o inviabilizaria de colocar mais chips de memória flash, para que pudesse oferecer uma maior capacidade de armazenamento! Mas para a minha surpresa, este pequeno SSD (só no tamanho) é capaz de entregar incríveis 1 TB de armazenamento, além de utilizar chips baseados na tecnologia TLC, o que também implicaria em maiores limitações na sua capacidade. Por isto, acredito que estas unidades devem estar utilizando chips com litografias menores ou ainda, adotando camadas sobrepostas (3D NAND).
Se não bastasse a boa capacidade de armazenamento, o SSD Corsair MP600 Mini também oferece generosas velocidades de leitura e escrita: 4.800 MB/seg.! Para isto, ele se vale das suas conexões compatíveis com o padrão PCI-Express 4.0, que por sua vez consegue transferir dados a 8 GB/seg. utilizando apenas 4 canais de dados (lanes), ao passo que o padrão anterior é limitado a apenas 4 GB/seg., sob estas mesmas condições. Resumindo: podemos utilizar este compacto SSD em sistemas mais antigos, pois embora ele tenha a sua performance reduzida, certamente nem sequer iremos notar esta “pequena” diferença…
Com a ascensão de diversos consoles portáteis compatíveis com as arquiteturas ARM/x86 (como é o caso do Valve Steam Deck e outros que serão baseados em APUs da AMD, assim como vários outros modelos acessíveis baseados em SoCs ARM), muitos usuários não estão satisfeitos com as limitadas capacidades de armazenamento destes dispositivos, optando por fazer upgrades dos seus SSDs. Em geral, estes dispositivos adotam o formato M.2 2230 MVMe e dentre os produtos oferecidos por diversos fabricantes, o SSD Corsair MP600 Mini se destaca pelos seus excelentes números, apesar de deixar a desejar no preço: US$ 99,99.
De qualquer forma, não deixa de ser um ótimo produto para ser utilizado nos consoles portáteis, como também em diversos tipos de dispositivos que tirariam proveito da sua capacidade de armazenamento e transferência de dados, assim como o seu tamanho diminuto e compacto possibilitaria utilizá-lo nos mais variados tipos de hardwares. Inclusive, uma categoria de dispositivos que com certeza faria um bom uso desta classe de armazenamento seriam os antigos netbooks, que há anos deixaram de ser comercializados por causa da ascensão dos dispositivos móveis (smartphones, tablets e ultraportáteis).
E por incrível que pareça, os HDDs ainda continuam resistindo… &;-D